Buscar

Meio Ambiente realiza ação ecológica em Alcântara

Sabão ecológico é produzido com óleo descartado

Moradores são recebem o sabão e são apresentados ao projeto/Foto: Divulgação

O Projeto “Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta quinta-feira (23), em Alcântara, mais uma ação de conscientização e orientação sobre o descarte correto do óleo de cozinha. Durante a atividade, que ocorreu na Rua Yolanda Saad Abuzaid, em frente ao Prédio do Relógio, entre às 9h e 13h, os participantes do projeto informaram a população sobre as vantagens da reutilização do óleo e a importância do seu descarte seguro no meio ambiente.


Além da orientação, a população que era abordada na rua recebia instruções de como fazer o descarte seguro do óleo de cozinha e os benefícios da sua reutilização. Em conjunto, foi distribuída uma pequena amostra do sabão ecológico e a receita de como produzir o produto.


- O foco deste projeto é o de conscientizar a população sobre a despoluição de meio ambiente e que é possível através de resíduos gerarem renda. A população confunde lixo com resíduos. Esse projeto trata do reaproveitamento de um dos principais resíduos que muitas vezes são descartados de maneira irregular no nosso município - declara o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Gonçalves.

As idealizadoras do projeto, Lucimar Vieira, Janaina Silva e Andreia Miguel, contam com orgulho os frutos da ação que já acontece há três anos. De acordo com o trio, o sabão utilizado é eficiente para limpar inox, fogão, chão e até a casa, além de ser fonte complementar de renda da muitas famílias.


- O trabalho que vem sendo realizado nestes três anos é fundamental. Tanto que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente abraçou a causa, devido à importância do descarte correto do óleo de cozinha para o ecossistema, já que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água - declarou Aretha Salles, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo.


Uma das participantes da ação foi a empregada doméstica Mônica Dias. Moradora do bairro Coelho, relatou que já conhece o produto e já produz o próprio sabão ecológico há mais de vinte anos.


- O sabão é maravilhoso para arear panelas e principalmente para lavar roupas brancas. Não existe coisa melhor. Inclusive eu faço as ações no prédio em que trabalho em Niterói - conta Mônica.


O projeto possui também um grupo de WhatsApp através do número (21) 97586-8305 com 100 famílias cadastradas. Intitulado de “Sabão Ecológico”, através do grupo é possível trocar uma garrafa pet com óleo de cozinha usado por um pote de sabão.


A Secretaria de Meio Ambiente possui um canal direto com a população para diversas atividades. Através do telefone 2199-6511 é possível solicitar o curso de capacitação para a produção de sabão, além do descarte seguro do óleo de cozinha. O órgão pode ser contatado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon