top of page

'Parece menos grave, mas não branda', alerta Dimas Gadelha sobre Ômicron

Médico sanitarista e ex-secretário de Saúde de São Gonçalo pede para que a população intensifique os cuidados contra o contágio da nova cepa do coronavírus


Por Cláudio Figueiras

Dimas Gadelha/Foto: Reprodução Internet
Dimas Gadelha/Foto: Reprodução Internet

Uma nova cepa do SarsCov2 (coronavírus) surgida na África do Sul e batizada de Ômicron pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é a responsável pelo novo surto de infecções e internações pela Covid 19 em todo o mundo.


Diferentemente das ultra-agressivas Gama e Delta que a antecederam, e que já causaram mais de 5 milhões de mortes na pandemia (mais de 600 mil somente no Brasil), a Ômicron causa sintomas mais leves, porém com potencial de contágio assustadoramente alto em coparação a outras cepas.


De acordo com estudos já divulgados por infectologistas de vários centros sanitários ligados à OMS, um infectado tem capacidade de transmitir o vírus para 15 pessoas em média, daí o alerta dos especialistas para que se mantenham os cuidados de proteção que incluem distanciamento social, higienização permanente das mãos com sabão e alcool 70, uso de máscaras, de preferência a PFF2 e, principalmente, a vacinação.


Para o médico sanitarista Dimas Gadelha, as pessoas devem intensificar os cuidados contra o contágio da Ômicron da mesma forma como vinha acontecendo no auge da pandemia, mesmo com esta cepa aparentemente menos agressiva, pois há risco real de sobrecarregar os hospitais, por isso a cepa não pode ser classificada como branda:


Embora a ômicron pareça ser menos grave em comparação com outras variantes, não significa que ela deva ser classificada como branda.Na verdade, a velocidade de casos é tão grande e rápido que o número recorde de pessoas infectadas em curto espaço de tempo vem deixando os sistemas de saúde sobrecarregados”, observou Dimas.



O médico, que montou a rede de assistência básica de Saúde de São quando foi secretário da pasta entre 2015 e 2018, afirma que as vacinas são essenciais para que a doença não evolua para casos graves, assim como os cuidados de higiene:


As vacinas são essenciais. Entre os casos graves em todo o mundo, 90% são em pessoas que não foram vacinadas. É Importante, além da vacinação, mantermos e intensificarmos os demais cuidados , como evitar aglomeração, o uso da máscara, a constante higienização das mãos, o uso do álcool 70% para limpeza de objetos que possam transmitir o vírus”, finalizou.


Aumenta procura por testagem

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo (Semsa) divulgou neste sábado que a procura por testagem para Covid-19 explodiu quase 200% nesta semana, números que devem impactar, já na semana que vem, o boletim de controle da doença.


Atualizado às 13h05.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page