top of page

Mestre Rujany e o pacto de sonhos com a vida - por Helcio Albano


Rujany Martins no Programa Daki/Foto: Reprodução YouTube
Rujany Martins no Programa Daki/Foto: Reprodução YouTube

O jornalista Rujany Martins, 87, é um exímio contador de causos. Um comunicador nato. Em sua essência e substância. Tive o prazer de ontem (6/8) Cristiana e eu recebermos em nosso Programa na Rádio Aliança o mestre jornalista, forjado no período áureo do rádio no Brasil na década de 1950, e sorver dele conhecimento, sabedoria e muitas histórias.


A maioria destas histórias contadas em off e ainda inacessíveis ao grande público, mas que logo serão reunidas em seu livro de memórias já sob responsabilidade da Editora Apologia Brasil.


Com vitalidade de dar inveja a garotos de 20, Rujany narra com riqueza de detalhes, e deferência aos fatos, o que viu nos últimos 70 anos do lugar privilegiado de jornalista nos mais importantes veículos do estado antes e depois da fusão em 1974.



E não só: de dono, durante 15 anos (1992-2007), do mais importante e influente diário de São Gonçalo: o Nosso Jornal. Um período que abrange o sopro final do lavourismo, a ascensão e queda do casal Mattos, a tragédia do governo Charles e o início da era vigente com Panisset, onde o projeto municipalista de desenvolvimento da cidade, pensado e tocado por gonçalenses, jaz morto e enterrado. E seu espólio administrado por "forasteiros" parasitas, os que agora inapelavelmente comandam e dão as cartas do jogo político.


Estar com Rujany, por duas ou três horas que seja, é compartilhar com ele sonhos e energia para seguir trabalhando por uma São Gonçalo forte e pujante. Além do amor incondicional à sua mulher Wilmar, talvez seja esse o segredo de tanta vitalidade: fazer um pacto de sonhos com a vida.


É isso, caramba!


PS: Poucos sabem, mas o real motivo do ilustre gonçalense ter assentado morada em Itaipu é a preparação de um levante popular para a retomada deste território a São Gonçalo, injustamente usurpado por Niterói em 1943...


Às armas, gonçalenses!


Siga @helcioalbano


Assista ao programa:



 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page