top of page

Metas para 2022: 4 itens que não podem faltar no seu checklist - Por Karla Amaral


Feira de produtos da agricultura familiar de São Gonçalo, Salvatori - Centro. Também existe na Rua da Feira, Alcântara/Foto: Divulgação
Feira de produtos da agricultura familiar de São Gonçalo, Salvatori - Centro. Também existe na Rua da Feira, Alcântara/Foto: Divulgação

Início de ano traz a sensação de recomeço. Metas e objetivos para nossa vida precisam ser traçados. Perder peso, ler mais livros, comer de forma saudável, aprender um novo idioma, ou seja, fazer diferente do ano anterior e de todos os anos da nossa vida.


Planejar para alcançar estas metas e objetivos faz as pessoas refletirem muito nesta época do ano. Encontramo-nos imersos muitas vezes neste enredo de planejamento, estratégia e compromisso individual para o ano todo. Afinal são 365 dias de oportunidades como dizem.

Diante de tantos discursos, textos e dicas para performar melhor no seu ano, eu quero problematizar exatamente esta narrativa. Não irei dizer para você não perder peso, ler livros e se alimentar bem, o que importa aqui é entender a vinculação disto com a necessidade da busca implacável do aperfeiçoamento, do desempenho e das fotos perfeitas das redes sociais. Esses sentimentos e sensações que nos rondam a todo o momento e nos fazem entrar de modo até inconsciente na competição consigo e com os outros.

Há uma busca em nossa sociedade da performance e de autorrealização que nos colocam num lugar de ser sempre uma versão melhor de nós mesmos: mais saudável, mais dispostos, mais inteligentes etc. No entanto, e este é o ponto de atenção, esta narrativa provoca um sofrimento psíquico imensurável já que individualiza o fracasso na forma de culpa. Afinal, era só ajustar as metas, maximizar os resultados, fazer networking, investir no tesouro direto, matricular no crossfit. Era tudo que estava planejado naquela lista do início do ano não é mesmo?

Ora! Não somos uma empresa. Somos gente! E gente é um ser multifacetado e complexo além de ser social que não vive de forma isolada das dimensões políticas da sociedade. Como manter o nível saudável de ansiedade se vivemos num País com altas taxas de desemprego e imerso numa crise política e econômica, por exemplo? Não será negando a realidade coletiva e aumentando a dose do Clonazepan que diminuiremos o mal-estar e os conflitos existenciais.

Que tal neste ano a gente planejar algo diferente daquilo que normalmente lemos por aí? Para isso, utilizei como exemplo um texto da internet com o título “Metas para 2022: 10 itens que não podem faltar no seu checklist” e criei uma lista diferenciada com sugestão de 4 itens que não podem faltar no nosso checklist:


1) Alimentação saudável

Buscar uma alimentação saudável comprando de pequenos produtores e da Agricultura Familiar de São Gonçalo. Contamos com Feira de Agricultura Familiar em alguns pontos da cidade. Vale à pena procurar!


2) Ler mais livros

Leia mulheres brasileiras. Sugiro Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo. Nada de livro de coaching fora da caixinha!


3) Doar sangue

Os estoques de sangue estão sempre baixos, este é o endereço do Hemonúcleo de São Gonçalo: R.: Estefânia de Carvalho, 38 - Ze Garoto.


4) Fazer um investimento no futuro

Em Outubro de 2022 temos uma ótima oportunidade para isto. Vote consciente e fora Bolsonaro.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Karla Amaral é psicóloga e escreve para o Daki aos domingos.








POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page