Buscar

Mirante, em Neves recebe exposição a partir da próxima semana

Evento faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 130 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo

Equipamento foi inaugurado mês passado/Foto: Divulgação

Inaugurado há cerca de um mês, o Mirante de Contemplação Professor Elmo da Silva Amador recebe, a partir da próxima terça-feira (22), às 14h, a exposição "Água: da abundância à escassez". O evento faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 130 anos de emancipação político-administrativa da cidade e conta com parceria do Museu do Amanhã e do Grupo Colabora.


A mostra fotográfica retrata a questão hídrica no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e na Baía de Guanabara. Ela foi criada para acompanhar o Seminário Crise Hídrica no Brasil, em 2016, com objetivo de refletir sobre os problemas que envolvem poluição de mananciais, impactos das mudanças climáticas e a importância dos modos de consumo deste bem precioso, conscientizando sobre o desperdício da água.


O secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, destaca que a questão cultural está intimamente relacionada com a ambiental. “Precisamos incentivar a cultura da preservação ambiental e o turismo ecológico na cidade. Aqui na Feira de Tradições Nordestinas esses temas se complementam”, avalia.


A exposição reúne 10 painéis de 2,5 metros por 1,2 metros, com 26 fotos de 12 artistas. Passados quase 5 anos da estreia, os temas abordados continuam atuais, por isso esta exposição será a primeira de uma série de outras programadas a serem realizadas no Mirante.

Para o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente, Glaucio Teixeira Brandão, “essa iniciativa proporcionará ao espectador um questionamento acerca de sua relação com a água e como essa relação pode afetar de forma positiva, ou não, o meio ambiente a sua volta. Ao retratar, também, a questão da Baía de Guanabara, e estando o município inserido nesta dinâmica ambiental, a exposição será uma ótima oportunidade para trazermos à tona o tema do saneamento ambiental”, ressalta o biólogo.


A exposição conta com a supervisão de Custodio Coimbra, consultoria de Jayme Zettel, concepção cênica e curadoria de Joana Coimbra, Produção: Bordas e Luzes, e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/ Setor de Áreas Verdes e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.


O Mirante de Contemplação fica localizado no Centro de Tradições Nordestinas - Severo Embaixador Nordestino, na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.

 A exposição pode ser visitada nos dias e horários em que a feira estiver funcionando, até o dia 10 de janeiro de 2021. 


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon