Buscar

Morra, miserável! Por Helcio Albano

Atualizado: 14 de Jul de 2019

Na fatídica quarta (10/7) por escandalosos 379 votos a favor e 131 contra, foi aprovado no Plenário da Câmara o texto-base da reforma da previdência que, na prática, inviabiliza a aposentadoria dos trabalhadores da inciativa privada que terão que contribuir 40 anos (é isso mesmo que você leu) para poderem receber o benefício de modo integral.


Se - o que já é difícil - o trabalhador (homem) conseguir contribuir por 20 anos, recebe apenas 60% do valor médio de contribuição durante a vida. Mulheres, com 15 anos de contribuição.

Quer mais? A idade mínima para homens subiu para 65 anos; mulheres, 62. Professor, com ajuda da princesa Tábata (PDT-Lemann/SP), sifu: pra cada vez mais gente, sair do inferno da sala de aula, só com sessentinha. Mulheres, 55, anos.


Pensionista só vai receber 60% do valor do falecido, com adicional de 10% se tiver dependente abaixo de 18 anos. Abono salarial (PIS) fica extinto pra quem ganha acima de 1 salário mínimo. Antes quem recebia até 2 salários tinha direito.


A sessão da Câmara que condenou homens e mulheres pobres a ralarem até a morte foi animada. Os deputados da base do governo Bolsonaro e do chamado ‘Centrão’ foram votar com os bolsos cheios. Nada mais, nada menos que R$ 2,5 bilhões liberados em emendas parlamentares para aprovar esse crime contra os trabalhadores brasileiros.


Plus

Do sociólogo, analista e observador político atento, outrora conhecido como O Bruxo, Jairo Passos:


Depois de refletir sobre as eleições municipais que se avizinham cheguei a conclusão que não há explicitamente uma candidatura de centro-esquerda e esquerda, que aglutine esse campo político em São Gonçalo. E só com essas forças políticas unidas será capaz de nos tirar da quase inevitável opção de escolher no segundo turno entre dois candidatos de direita.


O PDT, o PSB, o PCdoB, o PT, REDE, PSOL, deveriam num todo, ou em sua maioria, discutir uma candidatura unificada capaz de romper esse favoritismo da direita, hoje representada pelas possíveis candidaturas do Dejorge, Capitão Nelson e do PSL. E do Zé Luiz pelo Centro. Esse é o momento...


Pois é, Jairo, como disse outro dia nessa mesma Coluninha, uma candidatura competitiva de centro-esquerda em São Gonçalo tá 'devêje' ainda, como diziam os matutos, mas será colhida, isso com toda a certeza.

Helcio Albano é jornalista e editor do Jornal Daki.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon