top of page

Mulheres do Coletivo Bolsa de Negócios estreiam coluna no Jornal Daki

Projeto busca fomentar o empreendedorismo feminino no Município de São Gonçalo

O Coletivo se reúne uma vez por mês no Partage Shopping
O Coletivo se reúne uma vez por mês no Partage Shopping

A Bolsa de Negócios é um coletivo de mulheres empreendedoras de São Gonçalo que percebeu a necessidade de realizar um projeto com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino no Município de São Gonçalo (RJ).


O projeto iniciou-se em julho de 2019 de forma inovadora que despertou a consciência para o assunto e vários grupos surgiram. E cada dia há um expressivo engajamento de mais mulheres.


Começando com a iniciativa própria das idealizadoras sem apoio de verba externa. A equipe participou de vários eventos na busca de movimentos inovadores nesta área. Tivemos a iniciativa de convidar a Capacitação Ela Pode na OAB de São Gonçalo beneficiando 110 mulheres.


À convite da RME, realizamos o 1º Café de Empreendedorismo em São Gonçalo, que através da parceria do Shopping Partage foi cedido o cinema para recebermos cerca de 268 mulheres.


Tivemos a oportunidade de abrir uma loja colaborativa, onde várias artesãs puderam divulgar e vender os seus trabalhos. Foi um momento de muitos desafios e aprendizados. Encerrado devido ao período da pandemia.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2020 mesmo durante a Pandemia fizemos cursos de custo baixo para levantar valor que ajudasse na compra e distribuição de cestas básicas para empreendedoras que estavam em período de dificuldade. Fizemos lives e oficinas online como forma de incentivar e fortalecer a todas nesse momento para que ninguém se sentisse só.


Em setembro de 2021 voltamos com o presencial e sempre alertando sobre a questão de saúde mental, seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Temos como missão proporcionar um ambiente de troca de saberes entre as mulheres participantes onde se sintam a vontade para compartilhar suas histórias e sirvam de inspiração para fortalecimento de todas. Abordar temas de interesse de todas para alavancar seus negócios tanto no aspecto emocional quanto financeiro. E com esse ambiente de colaboração construir e ser referência de um modelo de empreender com o coração, feminino e saudável, que cabe ser mulher, ser família, ser empreendedora.


Prezamos pela transparência nas nossas ações, no respeito, comprometimento e honestidade nas nossas relações com as empreendedoras e parceiros. E fortalecer essas mulheres em rede para que possamos sempre ser ponte uma das outras com muito respeito e dignidade. Para que elas sejam protagonistas da sua própria história.


Devido nosso trabalho de impacto social desenvolvido pelo coletivo sem nenhum apoio financeiro externo, fomos reconhecidas e convidadas em 2022 a ser o Comitê de Empreendedorismo de São Gonçalo pelo grupo Mulheres do Brasil da Luiza Trajano que muito nos inspira.


Também fomos convidadas pelo Hélcio Albano, em pleno ar durante o programa na rádio a termos essa coluna neste jornal para abordarmos sobre o universo do empreendedorismo feminino, o que nos deixou muito honradas. Agradecemos ao professor Erick Bernardes, autor do Cambada – Crônicas de Papa-goiabas, por ser a ponte desta conexão.


E não para por aí, fomos convidadas pela Diretora da Rádio Aliança (98,7 FM) a ter um programa na rádio.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mas o que mais nos dá gás para continuar são as histórias de superação, de avanço interno tanto da equipe como também de cada mulher que participa. É mais que um encontro, é um abraço.


Venha conhecer nosso trabalho mais de perto no Instagram do @bolsadenegociossg, divulgar e compartilhar para mulheres que precisam desse apoio, ou que possam contribuir de alguma maneira.


Presencial Toda última segunda-feira do mês estamos nos reunimos presencialmente as 14h, na sala Espaço do Conhecimento, no 2º andar do Partage Shopping.



Nosso grupo é composto pelas empreendedoras:

Patrícia Mattos @velhoarmazentemperos – Temperos, amor e sabor.

Kennya Torres @vegcriacoes – Universo da culinária Vegcriativa.

Di Miranda @dimirandacakedesigner - Professora de confeitaria e Cakedesigner.

Rosana Melo @rosana.melofp –Psicanalista Clinica e Neurocientista e Física da Consciência.

Michelly Fernandes @feitopormy – Artesanato Afetivo Infantil.

Wanda Costa @vemkriar_personalizados – Produtos personalizados que emocionam

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page