Buscar

Mulheres em tratamento do câncer participam de exposição em São Gonçalo

Evento faz parte das celebrações ao Outubro Rosa na cidade

Fotografias estão expostas na sede da Prefeitura/Fotos: Luiz Carvalho

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Prefeitura de São Gonçalo realizou na tarde desta segunda-feira (5), a abertura da exposição “Unidas pela Força do Amor”, na sede da Prefeitura. O evento traz ensaios fotográficos das participantes do grupo Unidas pela Vida. A exposição mostra a força das pacientes do Espaço Rosa, que estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama. O grupo existe há dois anos e atualmente conta com mais de 400 participantes.


Paciente do Espaço Rosa desde 2017, Denize Ribeiro, 47 anos, conta que teve o primeiro diagnóstico na unidade de saúde. "Meu diagnóstico de câncer de mama foi lá! Fiz meu tratamento, me curei, e este ano ao fazer exames da coluna descobri que a doença voltou, nos ossos. Eu vou vencer o câncer pois ele não me pertence. Esta não é apenas uma sessão de fotos, e sim o levantar de uma autoestima. Representa muito pra gente", conta. 

Este é o terceiro ano consecutivo em que a exposição é realizada. Dessa vez, cerca de 18 pacientes em tratamento no Espaço Rosa participaram dessa atividade para mostrar, através da arte, a beleza que a vida não pode parar por causa do câncer. As imagens foram registradas pela fotógrafa voluntária Munique Menezes.


- Sejamos a pessoa que acolhe. Que nós sejamos cada um aqui, carinho e apoio às mulheres que estão nesta luta. Isso faz parte da eficácia do tratamento. Quem tem câncer precisa de amor e não de julgamento e olhar de pena - explica Munique. 

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, que acontece há dois anos no município visando conscientizar a população sobre essa doença que vem atingindo mais mulheres em todo o mundo. A iniciativa virou referência de conscientização sobre câncer de mama na cidade através do Espaço Rosa, local de grande referência no município para saúde da mulher.  


- Mostrar através da arte uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, também, é uma forma de promoção da saúde. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Então, desde o início da gestão estamos com esse projeto de abrir as atividades do mês de outubro com uma exposição dessas mulheres batalhadoras, servindo de incentivo a tantas outras - explica Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde.


Fotos: Luiz Carvalho


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon