top of page

Mulheres vão à luta em apoio a candidaturas femininas em São Gonçalo

Por Alberto Rodrigues

Várias candidatas são apoiadas pelo movimento Cidade no Feminino/Foto: Divulgação
Várias candidatas são apoiadas pelo movimento Cidade no Feminino/Foto: Divulgação

Um despertar coletivo, um abrir de olhos femininos, em São Gonçalo.


Cansadas de tanto descaso e desigualdade de gênero em seu Município, feministas visionárias se organizam em movimento que traz uma proposta de ação de 16 dias de Ativismo Por Mais MULHERES no PODER.


O Movimento Cidade no Feminino tem apoio de mulheres em todo país. Elas vêm com o objetivo de mudar o cenário da câmara Municipal de São Gonçalo, que possui 27 cadeiras e nenhuma ocupada por mulheres. Elas garantem: "Vai chover Mulheres na Câmara Legislativa de São Gonçalo!"


Cidade no Feminino é um Movimento Suprapartidário de apoio às candidatura femininas em São Gonçalo, cidade com mais de um milhão de habitantes, sem nenhuma representação feminina na Câmara de Vereadores ou no primeiro escalão do Executivo Municipal.


O movimento liderado por Leila Araujo, feminista e coordenadora de projeto na UERJ, foi instalado no dia 31 de outubro com a participação de diversas mulheres candidatas e representantes de movimentos sociais da cidade.


Serão 16 Dias de Ativismo por mais Mulheres no Poder. Além da atividade de lançamento, o Movimento já está preparando programas que serão veiculados nos Canais Q.Cria, Agência Papa Goiaba, Ponte Cultural, WebRádio Chilli Beats e Notícias do Rio, visando dar visibilidade às candidaturas femininas. 15 candidatas já participaram de cinco programas gravados pelo Canal Q.Cria, no Bistrô Cultural D'Avó. Outros programas serão gravados nesta semana de reta final da campanha eleitoral.


Há ainda a "Carta Compromisso com as Mulheres Gonçalenses" elaborada a partir da sugestão das mulheres presentes no lançamento do Movimento, que será assinada pelas candidatas a vereança e também pelos candidatos da majoritária. Haverá um Plantão para colher as assinaturas, no dis 9/11, de 10h às 20h, no Bistrô D'Avó, no centro de São Gonçalo.


Nos dias que antecedem à eleição, as mulheres participantes do Movimento Cidade no Feminino darão um abraço na Câmara de Vereadores e farão uma panfletagem na Praça Luiz Palmier, chamando a atenção da população para a importância do voto nas mulheres.


Cidade no Feminino, São Gonçalo do Ponto de Vista das Mulheres é apenas um start para um projeto maior de formação de lideranças femininas para ocupação de espaços de poder!

Alberto Rodrigues é produtor cultural, idealizador e coordenador do Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo) e do Acesso Cultural.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page