Buscar

Nanci inaugura nova sede do SAD, no Centro

Serviço de Atendimento Domiciliar garante o atendimento médico na residência do paciente

Para prefeito José Luiz Nanci, serviço de desospitalização pode melhorar qualidade de vida dos pacientes em recuperação/Foto: Divulgação

O prefeito José Luiz Nanci inaugurou, na manhã desta quarta-feira (11), a nova sede do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Atualmente, o programa realiza assistência a 400 pessoas e alcança mais de 2 mil atendimentos mensais. Localizada no Centro da cidade, a nova instalação irá garantir ainda mais a eficácia do serviço e a promoção de saúde à população.


- O SAD tem a proposta de garantir o atendimento médico na residência do paciente acamado, reduzindo a permanência dele em leitos de internação,    facilitando sobretudo o cuidado para aqueles que não podem se locomover até os equipamentos públicos. Nossa cidade é uma das poucas do país que garante a continuidade do serviço - comemora o prefeito José Luiz Nanci.


Para o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, O SAD é a efetivação da política pública que garante os direitos de todos os indivíduos. "Temos tido bons resultados na recuperação de casos de feridas. Contamos com equipe capacitada e o acompanhamento é ofertado a pacientes, de todas as idades, com quadro clínico agudo. O atendimento é mantido até que o quadro de saúde se estabilize", explica. 

Com uma proposta de humanização, garantindo a desospitalização e a redução da permanência do indivíduo internado, o serviço promove a autonomia e tem como público-alvo pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção; pessoas com patologias agudas, crônicas ou degenerativas, aqueles que necessitam de cuidados paliativos e com úlceras por pressão.


- A gente se sente honrado em conseguir cumprir os princípios primordiais do SUS. Atendemos pacientes muito fragilizados e poder levar esse trabalho com excelência é muito importante - assegura a médica do SAD, Cecília Lordelo. 


O serviço faz parte do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e foi implementado no município em 2013. Atualmente o serviço que é administrado pela Organização Social Instituto Multi Gestão (IMG) conta com 14 equipes habilitadas pelo Ministério da Saúde, formadas por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.


SERVIÇO

Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

Próximo à sede do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e do Núcleo de Ostomizados

Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, São Gonçalo 

 

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon