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Niterói cadastra famílias para receber cestas básicas. Prazo acaba neste sábado, 16

Cadastro pode ser feito por instituições ligadas à rede SUAS ou em postos de saúde

Divulgação / Berg Silva
Divulgação / Berg Silva

A Prefeitura de Niterói fornecerá cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social que não foram beneficiadas por nenhum dos programas de mitigação das ações geradas pela pandemia no município.


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizará o cadastro entre os dias 12 e 16 de maio, por meio da rede socioassistencial e organizações que fazem parte da Rede SUAS (Sistema Único da Assistência Social).


Cada família terá direito a uma cesta básica mensal, por até três meses, podendo este prazo ser prorrogado diante do agravamento dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

Famílias chefiadas por mulheres; famílias com presença de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência ou pessoas com doença crônica; renda familiar de até 3 salários mínimos e/ou renda familiar de até meio salário por pessoa terão preferência do benefício. Porém, famílias cujo algum dos membros já tenha sido beneficiado por algum dos programas emergenciais da prefeitura ou que tenham algum servidor público não terão direito às cestas.

O cadastro ocorrerá preferencialmente por meio da rede socioassistencial do SUAS Niterói, que deverá solicitar inscrição pelo e-mail beneficiocestabasicaniteroi@gmail.com .


Para isso, é necessário que a instituição apresente os seguintes dados: razão social, CNPJ, endereço completo e contato dos responsáveis.  A validação do credenciamento ocorrerá de maneira eletrônica, possibilitando que a mesma envie a demanda de seus associados, assistidos ou cooperados. 

E atenção! Para aquela família que não for representada por nenhuma instituição da Rede SUAS Niterói, poderá solicitar cadastro diretamente nos postos de saúde, postos do Programa Médico de Família e ainda nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bastando o responsável familiar apresentar documentos originais e preencher ficha de solicitação de inscrição. 

Documentos necessários

O responsável familiar deverá apresentar documento de identificação com foto, documento que contenha o seu número do CPF e comprovante de residência do ano de 2020 ou autodeclaração de residência para retirada da cesta básica.


Se a família não possuir comprovante de residência do ano de 2020, o responsável familiar deverá realizar documento com autodeclaração de que a família reside em Niterói.


O responsável familiar que é idoso, está em algum grupo de risco para a COVID-19 ou apresenta algum sintoma da doença poderá conceder procuração para terceiro, que para retirar a cesta básica deverá estar munido da procuração, do comprovante de residência do ano de 2020 ou autodeclação de residência do responsável familiar, do documento de identificação com foto e documento que contenha o CPF tanto do terceiro que irá retirar a cesta básica quanto do responsável familiar.


O responsável que que está com suspeita de ter contraído a COVID-19, ou que tenha contraído COVID-19, deverá conceder procuração para terceiro, que, para retirar a cesta básica, deverá estar munido da procuração, do comprovante de residência do ano de 2020 ou autodeclaração de residência do responsável familiar, do documento de identificação com foto e documento que contenha o número do CPF tanto do terceiro que irá retirar a cesta básica quanto do responsável familiar que tem direito ao benefício.

Entrega das cestas

A retirada das cestas terá data e local definidos e divulgados no site da prefeitura. A entrega será feita de forma descentralizada, em diversos pontos, conforme tem acontecido com os demais programas assistenciais. A lista com as famílias beneficiadas será publicada até um dia antes da entrega no portal da transparência e enviada à Câmara de Vereadores.


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