top of page

Niterói e cidades latino-americanas debatem políticas de sustentabilidade

Evento que seria no Equador está acontecendo de forma remota. Equipe da Seplag e Defesa Civil apresentam o projeto Encosta Verde

Foto: Correio Brasiliense
Foto: Correio Brasiliense

Niterói, mais uma vez, está participando do evento “Desenvolvimento urbano resiliente e favorável ao clima - planejamento de projetos com medidas municipais de adaptação, na América Latina”. Promovido anualmente pela Connective Cities, o encontro reúne cidades latino-americanas para debater políticas públicas de sustentabilidade e, este ano, está acontecendo virtualmente pela internet, por conta da pandemia do coronavírus.


A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), participa do evento, que segue até o próximo dia 25, apresentando o projeto Encosta Verde, que tem como objetivo fortalecer as condições de segurança da encosta, limitando os riscos de deslizamentos de terra e incêndios na comunidade do Boa Vista. A iniciativa será possível através de ações múltiplas e integradas, como reflorestamento, profissionalização e implantação de parque solar.


O projeto está sendo apresentado pela subsecretária de Projetos Especiais da Seplag, Valéria Braga, pelo secretário de Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros, e pelo analista de políticas públicas da Seplag, Victor Costa. Valéria Braga destaca que o projeto Encosta Verde foi o vencedor do prêmio Lidera Rio, em 2018.


“A parceria entre o município e a Connective Cities teve início em 2018, quando a Seplag foi convidada a participar do evento, que aconteceu na Alemanha. A apresentação sobre o plano Niterói Resiliente, abordando a experiência do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (GECLIMA), rendeu ao município o convite para sediar o encontro em 2019. Devido à pandemia do coronavírus, este ano não foi possível o encontro presencial, que seria realizado no Equador. Então, o evento está acontecendo de forma remota, com seminários online realizados com os grupos”, explica Valéria.


Valéria enfatiza que a equipe está muito orgulhosa em ter sido escolhida pela Connective Cities para fazer um planejamento conjunto do projeto Encosta Verde, junto a especialistas de várias cidades da América Latina e da Alemanha.


- Apesar de tudo estar sendo feito de forma remota, o uso de excelentes ferramentas para integração dos participantes, com o apoio da metodologia de Design Thinking, está proporcionando à nossa equipe uma experiência única de planejamento, para que esse projeto tão importante para a comunidade do Boa Vista e para Niterói, possa ser sólido e inovador, com possibilidades futuras de ser replicado a outros locais - afirma.  


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page