Buscar

Niterói: restaurantes reabrem com fiscalização intensa

Mais de 100 estabelecimentos foram fiscalizados

Agentes do departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura percorreram bairros/Foto: Divulgação

O primeiro dia de reabertura de restaurantes, lanchonetes e cafeterias em Niterói dentro das regras do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal foi marcado por um intenso trabalho de fiscalização e conscientização.


Agentes do departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura percorreram bairros da Zona Norte, Zona Sul, Centro, Icaraí e Região Oceânica orientando proprietários e gerentes sobre o cumprimento das regras de distanciamento social e os protocolos de higiene. Os fiscais verificaram o uso de álcool em gel e a aferição de temperatura na entrada dos estabelecimentos, entre outros itens.


Até o início da tarde da segunda-feira (13), mais de 100 locais foram fiscalizados. Neste primeiro momento, o foco da ação é educativo, por isso não houve aplicação de multa. Permanecendo a infração, poderá ser aplicada multa e até mesmo interdição do estabelecimento.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou treinamento virtual com donos de restaurantes e representantes do setor para orientar sobre os protocolos sanitários.


- Niterói tomou ações importantes para o combate à pandemia e ampliou sua retaguarda de saúde, criando condições para desenvolver um Plano de Transição Gradual para um Novo Normal. É importante que todos sigamos perseverando na adequação dos hábitos e no cumprimento protocolos para mantermos a pandemia sob controle. Assim, vamos construir uma retomada da atividade econômica com segurança e proteção às vidas - afirmou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.


Os restaurantes têm autorização para abrir entre 11h e 23h, incluindo sábados, domingos e feriados. Já as cafeterias e lanchonetes podem funcionar entre 7h e 20h, cumprindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social determinados pela Prefeitura de Niterói. Os bares terão autorização para reabrir a partir do próximo dia 20.


Consumo do lado de fora proibido

Está proibido o consumo durante a espera por mesa. Os clientes devem ser organizados em fila, garantindo o distanciamento de dois metros em espaço fechado e 1,5 metro em espaço aberto, com demarcação no piso. Além disso, é obrigatório o uso de máscara enquanto aguarda o atendimento. As calçadas externas deverão ter marcação no chão, garantindo distanciamento de 1,5m em caso de fila para entrada.


- As forças de segurança de Niterói estão nas ruas para orientar a população e garantir o cumprimento dos protocolos sanitários para mantermos a pandemia sob controle. O niteroiense pode colaborar fazendo denúncias para o número 153 caso presencie o descumprimento dos decretos em vigor - afirmou o secretário do Gabinete de Gestão Integrada, Gilson Chagas.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon