Buscar

Niterói: roubo de veículos cai 83% em abril

Índices de criminalidade mantêm trajetória de queda desde 2018. Redução nos roubos de rua foi de 79%

Niterói Presente/Foto: Divulgação

Os números do Observatório de Segurança Pública de Niterói, divulgados nesta segunda-feira (4), mostram novas quedas nos índices de criminalidade na cidade. O mês de abril de 2020, na comparação com o mesmo período no ano passado, registrou redução de 83,59% no roubo de veículos e de 78,92% nos roubos de rua. Os roubos de carga e a estabelecimentos comerciais diminuíram 58,33% e 50%, respectivamente.


O indicador letalidade violenta, composto por homicídios, mortes por intervenção de agente do estado, latrocínios e lesão corporal seguida de morte também registrou recuo de 26,32% quando comparado a abril de 2019. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi de 46,75% – uma redução de 77 para 41 óbitos de causas violentas em Niterói este ano.


- No contexto da grave pandemia da Covid-19, ampliamos ainda mais investimentos na saúde pública, mas também na área da segurança em Niterói. Ampliamos os efetivos de Guarda Municipal e do Niterói Presente para enfrentarmos com êxito esse período mais difícil do país e das cidades. Agradeço a todas forças públicas e instituições da sociedade civil que participam do Pacto Niterói contra a Violência. As ações de inteligência, prevenção e proteção social e reforço ao policiamento estão construindo uma cidade ainda melhor e com menos violência - informa o prefeito Rodrigo Neves.


De acordo com o levantamento, a redução dos roubos de carga, de veículos e de estabelecimento comerciais é a mais expressiva entre todas cidades da região.


- Estamos seguindo a orientação do prefeito Rodrigo Neves, que nos recomendou que não descuidássemos das ações de segurança na cidade durante a pandemia de Covid-19. Não estamos medindo esforços nas ações integradas com as forças de segurança estaduais e federais. Cabe destacar que no último mês tivemos importante reforço com convocação dos guardas municipais que passaram no último concurso e a ampliação do programa Niterói Presente para o Barreto. No contexto atual em que muitos municípios estão tendo problemas em unir o combate ao novo coronavírus e o enfrentamento à violência, Niterói está atuando em todas as frentes - explica o secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Niterói, Gilson Chagas.


A queda do roubo de veículos na área 81ª DP (Itaipu) foi a maior: 92,86%, diminuindo de 28 para apenas 2 ocorrências.


- Eu acredito que um conjunto de ações tenha influenciado para que se alcançasse esse resultado tão expressivo. A integração entre as polícias Militar e Civil, ações proporcionadas pela Prefeitura, como o Proeis e Niterói Presente, e a atuação do CISP, monitorando toda a cidade, foram decisivos para os resultados - destaca o delegado Gláucio Paz, que esteve à frente da 81ª DP (Itaipu) no período.


Segurança

Implantado pela Prefeitura de Niterói, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) monitora a cidade 24 horas por dia com aproximadamente 600 câmeras, 70 delas inteligentes que fazem o cercamento eletrônico, responsável por ajudar a recuperar veículos e prender quadrilhas. No Cisp, guardas municipais trabalham monitorando a cidade e acionando as forças de segurança e serviços de emergência de forma mais dinâmica.


Além disso, há o pagamento do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) para policiais trabalharem em horário de folga e pagamento de Regime Adicional de Serviço (RAS) para guardas municipais, entre outras iniciativas. Os programas financiados pela Prefeitura colocam em média 420 homens por dia nas ruas patrulhando a cidade.


Na atual gestão, o número de guardas passou de cerca de 300 para mais de 630 agentes, todos concursados, e a meta da Prefeitura é chegar a mil guardas, que é o limite permitido por lei. Além de dobrar o efetivo da guarda, a Prefeitura, desde 2013 está investindo na valorização da corporação, com ações como a construção da Cidade da Ordem Pública Coronel Marcus Jardim, que conta com um auditório com capacidade para 350 pessoas, alojamentos, banheiros e refeitório, entre outras instalações.


Foi criado o Regime Adicional de Serviço (RAS) da Guarda Municipal, que autoriza o trabalho de integrantes da corporação em turnos adicionais com escala diferenciada com gratificação de encargos especiais.  


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon