top of page

Niterói compra 800 mil doses da vacina Sputnik V

Prefeito Axel Grael assinou nesta quarta (31) contrato de importação do imunizante russo contra a Covid-19 e agora se junta ao Consórcio formado por estados e às cidades de Araraquara e Maricá

Vice-prefeito Paulo Bagueira, prefeito de Niterói Axel Grael e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira/Foto: Berg Silva
Vice-prefeito Paulo Bagueira, prefeito de Niterói Axel Grael e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira/Foto: Berg Silva

Niterói abriu hoje mais uma frente para a compra de vacinas para imunizar a população. O prefeito Axel Grael assinou nesta quarta-feira (31) o contrato para a importar 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. Com a assinatura, Niterói passa a fazer parte do Consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara (SP) e Maricá.


O contrato segue para Moscou para a assinatura dos representantes russos e retorna com um cronograma de entrega de imunizante definido para Niterói. Cada dose custará 9,95 dólares.


- Nós não estamos medindo esforços para vencer essa guerra contra a Covid-19. Temos tomado todas as providências de prevenção e combate à pandemia, mas a nossa maior arma é mesmo a vacina. Por isso, estamos buscando no mundo onde podemos comprar uma vacina que esteja disponível, seja segura e eficaz. A assinatura desse contrato nos dará um calendário de remessa de lotes e a esperança de acelerarmos a imunização da nossa população - disse o prefeito Axel Grael.


Eficácia

A Sputnik V é uma vacina registrada em mais de 55 países. O ensaio clínico foi realizado em mais de 31 mil voluntários. A Fase III da pesquisa está sendo realizada nos Emirados Árabes, Índia, Venezuela e Belarus. Os ensaios demonstraram 90% de eficácia da vacina na imunização.


Em outra frente de negociação, o prefeito Axel Grael confirmou a participação de Niterói, no dia 22, no Consórcio para compra de vacinas Contra Covid-19 pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), juntando-se a mais de dois mil prefeitos de capitais brasileiras.


Esforço

Em dezembro de 2020, a Prefeitura de Niterói assinou um memorando para a compra, com recursos próprios, de 1,1 milhão de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para Niterói. O Ministério da Saúde, no entanto, adquiriu todas as doses produzidas pelo Butantan, que estão sendo distribuídas para todos os estados brasileiros. Os estados distribuem para os municípios.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page