top of page

Niterói decreta luto pela morte de Ítalo Campofiorito

Arquiteto foi fundamental para a história recente de Niterói

Campofiorito colaborou na construção do MAC/Foto: Divulgação
Campofiorito colaborou na construção do MAC/Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói decreta, nesta sexta-feira (28), luto oficial de três dias pela morte do arquiteto e urbanista Ítalo Campofiorito, membro da equipe de arquitetos de Oscar Niemeyer que construiu Brasília e um dos idealizadores do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Ítalo foi o primeiro diretor do MAC, entre 1996 e 2004, e secretário municipal de Cultura.


- Ítalo Campofiorito e toda sua família estão registrados na história de Niterói como referências do pensamento, da arte e da arquitetura. Ele foi um dos idealizadores do MAC e trabalhou de perto com os ex-prefeitos Jorge Roberto e João Sampaio. Uma grande perda para cultura brasileira. O seu legado é belíssimo, de defesa do patrimônio cultural brasileiro - afirmou o prefeito Rodrigo Neves.


Ítalo foi fundamental para a história recente de Niterói pois colaborou de forma decisiva para a preservação da memória e patrimônio do município. Foi também um dos responsáveis pelo grande legado em obras de Niemeyer na cidade.


Nascido em Paris, em 1933, ele era filho do casal de artistas visuais Hilda e Quirino Campofiorito e neto de Pietro Campofiorito, arquiteto italiano que na década de 1910 projetou o Centro Cívico, conjuntos de prédios públicos no entorno da Praça da República, no Centro de Niterói.


Mostrando amor à memória cultural da cidade, Ítalo doou a coleção Hilda e Quirino Campofiorito ao Solar do Jambeiro.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page