top of page

Niterói sedia encontro de gestores públicos de turismo do Estado

Uma das estratégias de ação debatidas foi o investimento em turismo de proximidade

Axel Grael foi o anfitrião do encontro/Foto: Divulgação
Axel Grael foi o anfitrião do encontro/Foto: Divulgação

Representantes do turismo do Estado do Rio de Janeiro se reuniram em Niterói, nesta segunda-feira (01), no I Encontro dos Gestores Públicos de Turismo Fluminense. Na Sala Nelson Pereira dos Santos, integrantes do setor debateram e trocaram ideias sobre o futuro do turismo em Niterói e no Estado. Uma das estratégias de ação debatidas será o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação para regiões como São Paulo e Minas Gerais.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância de alavancar este que é um dos principais potenciais do Estado do Rio. Para ele, está no turismo uma das chaves da retomada econômica, com geração de emprego e renda para os cidadãos fluminenses.


- Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis dessa geração. Mas é preciso saber que dessa crise vem a oportunidade de tirar do papel uma ação integrada entre os municípios fluminenses. Niterói aposta no turismo como uma das principais atividades para a retomada pós-Covid. Estamos buscando recuperar espaços históricos, como a Ilha da Boa Viagem, investindo no turismo ecológico, fechamos parceria com a Unesco para fortalecer o Patrimônio Cultural e Natural do município. A UFF realiza eventos acadêmicos que movimentam o setor na cidade. Precisamos unir forças para traçar ações integradas - defendeu.


Ao longo do dia, os gestores participaram de palestras sobre temas como estratégias para captação de recursos por emendas parlamentares federais e apresentação do Programa de Capacitação para a Excelência do Turismo Fluminense pela Escola de Contas do TCE. O secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, apresentou um dossiê de planejamento que destacou o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação do Estado em São Paulo, Minas Gerais e Brasília e a realização de Fóruns Regionais.


- A Sala Nelson Pereira dos Santos é digna de receber a nata do turismo do Estado do Rio. A tendência é que no momento o viajante procure por destinos próximos, dentro do Brasil. Temos que preparar nosso Estado para a retomada, com a divulgação dos destinos e a produção do calendário. Estou vendo aqui o Guia de Trilhas de Niterói, isso é um produto, uma vocação turística. É o tipo de trabalho que precisamos replicar no nosso Estado - comentou Tutuca.


O presidente da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), Paulo Novaes, ressaltou os atrativos da cidade e projetou uma cooperação entre os municípios do Rio.


- Estamos muito orgulhosos por Niterói ter sido escolhida para a retomada do turismo, que será tão importante nos pós-pandemia. A parceria entre os municípios fluminenses vai levar o turismo do Estado a outro patamar. Temos muitas potencialidades a explorar - pontuou.


O I Encontro dos Gestores Públicos de Turismo Fluminense é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, Turisrio, em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur).


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page