top of page

Nosso canteiro é melhor que o da Barra, por Mário Lima Jr.


Semana passada reclamei que São Gonçalo não tinha os belos canteiros arborizados da Barra da Tijuca. Depois da reclamação, que não passa de uma inveja vazia, São Gonçalo, o santo, brigou comigo, mandou eu tomar vergonha na cara, procurar algo pra fazer e conhecer minha cidade de verdade.


No bairro carioca, perto da península exclusiva dos ricaços, entre eles autoridades políticas, as calçadas parecem que saíram de um conto de fadas. Elas são feitas de trilhas de pedras grandes no meio, cercadas por grama sempre aparada. Disciplinados, os pedestres poupam a grama e só pisam nas pedras, onde geralmente cabe uma pessoa apenas (não daria certo em Alcântara). Pássaros buscando comida no chão cruzam o caminho dos pedestres às vezes. E voam se beijando. Talvez São Gonçalo não tenha calçadas iguais nos próximos duzentos anos.

Resolvi seguir o conselho do santo, de realmente viver o município onde moro há trinta anos, e me matriculei na natação, em uma academia a 10 minutos a pé da minha casa. Descobri que não é necessário academia de luxo, frequentada por atores globais, pra praticar natação. A piscina basta. No caminho para a academia, passando no bairro Raul Veiga, São Gonçalo apontou e disse:


– Taí, olha pra frente, não era um canteiro que você queria? Só tenho esse, e trate de ficar satisfeito.

Embora tão perto da minha casa, não o conhecia. O canteiro fica na rua Júpiter, perto da esquina com a Nonato Faria. Praticamente não tem grama, só barro. Mas tem arbusto, árvore e verde, tão raros nos nossos principais centros urbanos. Outro milagre, o canteiro é limpo e bem cuidado. No poste de luz, penduraram uma placa que diz “Favor manter este local limpo. Não temos serviço de gari”. Dia e noite o canteiro também tem inteligência, orgulho por São Gonçalo e ativismo político e social.


A equipe de varrição da Prefeitura nunca pisou, sob nenhum governo, em pelo menos 80% das ruas dessa cidade (provavelmente uma estimativa otimista). Por isso o canteiro do Raul Veiga me conquistou, ele contrasta com a incompetência do Poder Público. Pelo tamanho e brilho, me parece que mais de uma pessoa se dedica, todos os dias, à sua manutenção. E a população do bairro respeita o espaço. Quando dizem que o gonçalense é porco, discordo. O carioca é multado se jogar lixo no chão. O gonçalense é mal fiscalizado.

Claro que os canteiros da Barra, que contam inclusive com investimento privado, são mais bonitos. Mas não são nossos, estão distantes, não servem pra gente. O canteiro do Raul Veiga está disponível, o tempo inteiro, pra quem quiser curtir um pouco de calma e organização. A rua Júpiter não tem domínio do tráfico ou barricada, ela é extremamente movimentada por veículos que deixam o segundo e o terceiro distritos em direção a Alcântara e ao Centro.

Pode ser que esteja próximo de nós, mas escondido, e tenhamos que procurar por bastante tempo. Porém, do seu jeito, às vezes com um pouco de rispidez, São Gonçalo oferece aquilo que precisamos.

Mário Lima Jr. é escritor.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page