top of page

'Não temos detalhe de quando e quantas vacinas serão entregues' em SG, diz responsável por vacinação

Constatação foi feita pelo coordenador de vacinação, Rafael Vidal, após declaração infeliz do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que disse que campanha começará no "dia D e na hora H"

Um mistério ronda como e quando começa campanha de vacinação/Foto: Divulgação
Um mistério ronda como e quando começa campanha de vacinação/Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde informou hoje (12) que São Gonçalo já está preparada para receber as vacinas contra o coronavírus, previstas para serem distribuídas até o fim deste mês, segundo o Ministério da Saúde, que confirmou na semana passada a aquisição de todo o estoque do imunizante CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, produzido em parceria com Instituto Butantan, em São Paulo, de cem milhões de doses.


Segundo a Secretaria, o planejamento de vacinação ainda está sendo desenvolvido, mas já é certo que os profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e institucionalizados (aqueles que estão em asilos e outras instituições) serão os primeiros grupos vacinados, um total de cerca de 50 mil pessoas.

Para garantir a qualidade das vacinas, as geladeiras domésticas das salas de imunização nas estão sendo substituídas por novas câmaras de conservação. São 90 no total para atender todas as unidades de saúde distribuídas na cidade. As câmaras garantem que as vacinas permaneçam eficientes mesmo com falta de luz durante 24 horas. Seringas e agulhas também já estão disponíveis.


- Estamos terminando o planejamento de vacinação, que deve ficar pronto até a próxima semana. A vacinação vai acontecer por fases, priorizando o trabalhador da saúde e idosos. Mas não temos nenhum detalhe de quando as vacinas serão entregues, quantas serão e quais serão - explicou Rafael Vidal, coordenador de vacinação em São Gonçalo.


A segunda fase, de acordo com Vidal, contemplará idosos de 60 a 74 anos; a terceira será para pessoas com comorbidades (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares); a quarta fase será para professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. As datas das fases ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde para dar início ao Plano Nacional de Vacinação.


A declaração de Vidal de não ter detalhes sobre quando, quantas e quais vacinas São Gonçalo vai receber, vem um dias após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarar, em entrevista coletiva realizada nesta segunda (11) em Manaus (AM), que a campanha de vacinação irá começar no "dia D e na H", sem detalhar uma data específica, mesmo já tendo em posse, após acordo com o Butantan, todo estoque do imunizante produzido pelo Instituto.

A vacina contra a covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes e para pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page