top of page

O importante é ter foco, por Fábio Rodrigo


Reprodução Internet
Reprodução Internet

A empresa ia de vento em popa. Vivia um ótimo momento nas vendas. O dono do empreendimento deixava muito claro aos seus subalternos o seguinte recado: o importante é ter foco. Nas reuniões, sempre era preciso relembrar a fórmula pra se atingir o sucesso. Com isso, a empresa figurava entre as mais importantes do setor varejista. Os números eram mostrados com orgulho pelo seu patrono. As metas facilmente batidas eram sinal de que as coisas caminhavam no rumo certo.


Mas aí veio um grande problema de saúde pública. A sindemia devastadora provocava pânico aos grandes empreendedores. Medidas de isolamento foram tomadas pelo governo local. A ordem era que houvesse poucas pessoas transitando pelas ruas. A notícia caiu como uma bomba na empresa. As várias lojas seriam atingidas. Com menos pessoas nas ruas, menor seria o número de vendas. Foi preciso se reinventar.


Ao contrário das corporações menores, a empresa conseguiu se vangloriar em plena crise do setor. O segredo: foco em primeiro lugar. Os funcionários se desdobraram para garantir os lucros da empresa. Mesmo com a realidade adversa, as metas continuavam sendo batidas. As vendas pela internet mantinham a esperança de que a empresa não teria prejuízos. “O importante é ter foco” era o que os funcionários viam a todo momento nas paredes da companhia.


Centenas de funcionários espalhados por diferentes lojas davam o suor para manter seu emprego. A pressão era grande. Foco, foco, foco. Era o que ouviam da boca dos gerentes e supervisores. Ninguém podia arregar. Senão iria arrumar outro emprego onde? Era hora de arriscar a vida para continuar empregado. Numa dessas, vários funcionários se contaminaram. Dias depois, chegou a notícia de que eles haviam partido dessa para uma vida melhor. Não houve luto. Não houve minuto de silêncio. Não houve homenagens a eles. Para suprir a vaga dos que foram, novos funcionários foram imediatamente contratados. Afinal, como diz a empresa, o importante é ter foco.


Fábio Rodrigo Gomes da Costa é professor e mestre em Estudos Linguísticos.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page