top of page

O Surto, por Rafael Abreu


Essa palavra define bem o que estamos vivendo no Brasil e no mundo.


Quando falamos de um surto, estamos nos referindo a um vírus que está se espalhando ou há um desequilíbrio psicológico muito grande.

Um surto é algo repentino que se propaga muito rápido, por isso é tão assustador e perigoso.


Vocês já surtaram alguma vez ou já presenciaram alguém surtando?


A pessoa fica completamente fora de si e age sem a interferência do superego.

O superego é o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud. O superego é responsável por domar ou reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais.


Atualmente temos os dois tipos de surtos em andamento e isso pode levar ao caos social.

Nas últimas semanas, aqueles que acompanham a nossa coluna, perceberam que ela não foi ao ar. Isso por que no primeiro momento, eu entrei em estado de choque quando me deparei com a realidade dos fatos. Fiquei atônito e sem palavras para descrever o que eu vi e senti.

Em tempos de crise, nós precisamos cuidar do nosso lado emocional e da nossa saúde mental. Os mais antigos costumam dizer que "quando a cabeça não pensa, o corpo padece." Há muita verdade nisso.


Tem muita gente surtando por aí... gente estocando comida, água, medicamentos e até luvas, máscaras e o famoso álcool em gel.


Achando que comprando todo estoque do supermercado e da farmácia, ela e a sua família estarão seguros e os outros que se lasquem. Isso pra mim é egoísmo, estupidez e insanidade. Isso pra mim se chama CAPITALISMO.

Como os Titãs já diziam no álbum Cabeça de Dinossauro, Homem primata = Capitalismo Selvagem.


A atitude dessas pessoas surtadas, fazem com que os estoques se acabem, que os preços inflacionem, que o capitalista fique cada vez mais rico e que os pobres fiquem desprotegidos e cada vez mais vulneráveis.

De que adianta você se proteger e proteger a sua família, enquanto a família do seu vizinho e as demais famílias não tiverem acesso a mesma bioproteção e boa alimentação?


Eles serão hospedeiros do vírus e você também será infectado. Só questão de tempo para que isso aconteça.

Temos um novo desafio daqui pra frente e precisamos enfrentar isso JUNTOS! 

Todos juntos!


Enquanto a nossa sociedade não gerar esse tipo de consciência socialista e desejar o bem comum para todos da nossa sociedade, estaremos condenados a morte.

Pela primeira vez na vida, você tem a oportunidade de salvar a humanidade ficando a toa em casa descansando e mesmo assim tem gente que não respeita e não faz nada direito.


É impressionante a falta de respeito, empatia e de comunhão desse povo.


Vamos respeitar esse momento de isolamento e distanciamento social. Cuide de você e do seu próximo.


Foi por não levar a sério as exigências e as ordens da OMS (Organização Mundial de Saúde), que os Italianos estão tendo que chorar e incinerar os seus mortos.

Respeitem a quarentena para que tudo isso acabe bem e o mais rápido possível.


E lembrem-se, qualquer atitude tomada antes que uma pandemia se alastre, pode ser considerada exagerada. Qualquer atitude tomada depois que ela já se alastrou, será insuficiente.

Eu sou Rafael Abreu, colunista Daki.

Rafael Abreu escreve sobre análise política toda semana.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page