top of page

O Vírus, por Fábio Rodrigo


Reprodução Internet
Reprodução Internet

O indivíduo saiu de casa em direção ao seu trabalho. Ele não se dá conta de que ficará exposto ao vírus. Em uma destas idas e vindas no transporte público, foi contaminado pelo vírus. Resta saber como seu organismo reagirá ao vírus. Sem ter noção de nada, ele espalhou o vírus ao ter contato com as pessoas próximas. O vírus está dentro dele. Ele não sabe que tem o vírus.


Em pouco tempo, o indivíduo começa a ter os primeiros sintomas do vírus. Febre, tosse seca, cansaço. É aí que o Vírus mostra a que veio. É isso mesmo. O Vírus agora tem letra maiúscula. Ele tem nome próprio. Graças a ele, o indivíduo não está se sentindo bem. A dificuldade de respirar obriga o indivíduo a procurar um médico. O Vírus o levou ao hospital e gerou inquietação a todos os amigos e familiares. O Vírus está dentro dele. Ele ainda não sabe que tem o Vírus.

Outros indivíduos chegam ao hospital com os mesmos sintomas. Percebem que a estrutura não é adequada para atendê-los. Eles começam a ver que são governados pelo Vírus. A falta de equipamentos e de medicamentos é culpa do Vírus. Afinal, o Vírus não se preocupa com a sobrevivência deles. Alguns ainda relutam contra o Vírus. Mas ele é mais forte que todos. O Vírus está dentro deles. Eles já sabem que têm o Vírus.


O Vírus tomou conta de nós e se apoderou de vez. O Vírus despacha de seu gabinete todo o ódio desferido contra o seu semelhante. O Vírus não lamenta a perda de nossos entes queridos. O Vírus não está nem aí para isso. O Vírus ainda nos vence apesar de lutarmos incessantemente contra ele. O Vírus é quem manda e mantém seu projeto de continuar contaminando todos. O Vírus controla as nossas ações. O Vírus está dentro de nós. Agora nós sabemos quem é o Vírus.


Fábio Rodrigo Gomes da Costaé professor e mestre em Estudos Linguísticos.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page