Buscar

Obelisco da Praça Luiz Palmier recebe grafite de Marcelo Eco

Monumento ficou anos abandonado e enferrujado

Intervenção e a terceira de uma série de quatro, que se encerra na Casa das Artes Villa Real/Foto: Divulgação

Sob os olhares atentos e curiosos de quem passa pela Praça Luiz Palmier, no Centro, o renomado grafiteiro gonçalense, Marcelo Eco, começou a estampar durante esta semana, a coluna de aço de 140m². O monumento está recebendo imagens gráficas emblemáticas da cidade.

Intitulado de Memórias, a obra retrata de forma abstrata, imagens históricas da cidade, como os índios Tamoios, que habitavam essas terras antes da chegada dos portugueses e franceses; o antigo cinema existente nesta praça, o primeiro da cidade; o trabalho do francês Paul Landowsky na confecção da cabeça da estátua do Cristo Redentor, realizada no bairro Barro Vermelho e a realização da segunda corrida automobilística do Brasil, no ano de 1909.  

- Poucos sabem que São Gonçalo ostenta o título de berço do grafite no Estado do Rio, onde sinto muito orgulho de fazer parte dessa história. Me sinto muito honrado em retribuir com minha arte na cidade que me deu tudo, formação como ser humano e cidadão. Estou muito feliz, com sensação de pertencimento deste lugar que me orgulho muito - conta Eco.

Nascido em São Gonçalo e tendo vivido na cidade até os 25 anos, o artista volta à sua terra, após rodar o mundo com exposições em diversos países, como Itália, França, Egito, Angola, Chile, Argentina, Holanda e Alemanha. Com estilo marcante e tendo o universo urbano como inspiração, o renomado grafiteiro ainda vai realizar mais uma obra na cidade: na Casa das Artes Villa Real, no Zé Garoto, com uma arte abstrata "linkando" as quatro grandes obras realizadas na cidade. A primeira foi desenvolvida no Centro de Convivência Socioambiental da Mata Atlântica, localizado na Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, onde o artista trouxe para os gonçalenses sua obra "Eco X Ego" no início deste mês.

A segunda, foi a obra intitulada "Raiz Forte", que tomou forma em uma grande parede de 18 metros de altura por 14 de largura, em uma imagem minimalista e abstrata na fachada do Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, em São Gonçalo. 



MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon