top of page

Obra do Canto de Itaipu será entregue nesta quinta-feira

Após sete meses de trabalho, área próxima à praia está totalmente revitalizada

Área é utilizada por pescadores e turistas/Foto: Berg Silva
Área é utilizada por pescadores e turistas/Foto: Berg Silva

A segunda etapa das obras de requalificação urbana do Canto de Itaipu será entregue nesta quinta-feira (25), marcando a conclusão do projeto. Após 7 meses de trabalho, a área próxima à praia, na Região Oceânica, recebeu uma grande restauração paisagística, com a organização dos estacionamentos que existiam no local, ganhou uma praça de eventos, rampa com acessibilidade ao banho de mar para as pessoas com dificuldades de locomoção, principalmente cadeirantes, deck de madeira, além da construção de pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira.


Com a conclusão desta segunda etapa do projeto, serão entregues a construção de pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira, que conta com a participação da Coordenação da Economia Solidária. Os novos espaços contam com salas de reunião, de administração e depósito de pescado.


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatiza que todas estas melhorias trazem uma nova perspectiva para moradores, turistas e pescadores da região, que é um dos locais mais visitados de Niterói. Rodrigo Neves ressalta que a requalificação urbana e as edificações contribuirão para fomentar e desenvolver a economia local.


- Esta obra mudou a chegada à praia de Itaipu, com um melhor ordenamento do espaço público, evidenciando ainda mais o patrimônio local, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira tradicional nesta região, além de ser um projeto que priorizou a questão da acessibilidade, com inclusão social. Todo o processo de intervenção teve a participação dos moradores, comerciantes, pescadores e agentes do patrimônio histórico cultural - ressalta Rodrigo Neves.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio do programa PRÓ-Sustentável da Região Oceânica Sustentável, e contou com investimentos da Cooperação Andina de Fomento (CAF), no valor de R$ 1,9 milhão.


O Canto de Itaipu, também conhecido como Vila dos Pescadores, é um dos locais de referência em Niterói, sendo um núcleo de atividades voltadas para a pesca, acervo histórico com o museu arqueológico, e atividades de esporte e turismo. Desta forma, o projeto foi desenvolvido pela equipe do PRO Sustentável, com atuações específicas do arquiteto Renato Esteban, idealizador do projeto, e dos engenheiros Jorge Atkins e José Carlos, especialistas em hidrologia e em obras, respectivamente.


De acordo com Renato Esteban, a requalificação do Canto de Itaipu representa mais um dos olhares desta equipe, que tem o compromisso de transformar o espaço de maneira conjunta com a população, com propostas de readaptações das condicionantes ambientais, fortalecendo os recursos sustentáveis e mantendo a essência de suas características locais.


- Todo diferencial desta obra parte do princípio de que os verdadeiros idealizadores são os beneficiários diretos, quem vive no local e frequentadores da praia de Itaipu, que foram moderados e tecnicamente intermediados pela equipe do programa, para melhor referenciar os resultados e abranger as melhores técnicas para a execução das obras - explica Renato Esteban.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page