Buscar

Oficina de Jogos ajuda na estimulação e reabilitação cognitiva de idosos

Atividade, no Centro Dia, tem o objetivo de estimular a memória e atenção, propiciar a socialização e melhorar a coordenação motora

São Gonçalo é o segundo município com a maior população idosa do estado do Rio de Janeiro. As pessoas idosas representam cerca de 12% da população gonçalense. Para que essa fase da vida seja um processo ativo e saudável é preciso que esse grupo permaneça ativo e funcional. Pensando na saúde e no bem estar dos idosos do nosso município, o Centro Dia do Idoso, que é um espaço de acolhimento previsto no Estatuto do Idoso, no Jardim Catarina, oferece várias oficinas que têm como finalidade proporcionar um espaço de cuidado e qualidade de vida.


Com o objetivo de estimular a memória e atenção, propiciar a socialização e melhorar a coordenação motora, a equipe do Centro Dia, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferece a Oficina de Jogos. A atividade acontece todas as sextas-feiras, às 10h da manhã, e a cada novo encontro os idosos participam de jogos que ajudam na estimulação e reabilitação cognitiva.

A Educadora Social, Eliane Nunes, é quem comanda a turma desde março, mês em que o complexo onde funciona o equipamento foi inaugurado. “Essas atividades influenciam tanto no físico quanto no mental e durante esses meses percebi o quanto que os nossos idosos evoluíram e ficaram mais sociáveis. Eles adoram vir para a Oficina de Jogos e cada encontro vai além de um momento de diversão, já que essas atividades ajudam no resgate do afeto e do vínculo e, hoje, nos tornamos uma grande família”, afirma Eliane.

O vínculo resultou numa amizade que vai além do complexo onde fica o equipamento. Como forma de agradecer a todo carinho e acolhimento que receberam no primeiro ano de oficina, a turma resolveu fazer, na última sexta-feira (6), uma festa de Natal para a equipe técnica do equipamento. “Somos muito felizes aqui no Centro Dia e durante a oficina de jogos nós brincamos, nos divertimos e é uma atividade que também auxilia a nossa memória. Agradecemos a cada profissional envolvido, porque desde o primeiro dia eles sempre nos acolheram com muito carinho, amor e respeito”, afirma a usuária Jovita Maria Gonçalves, de 73 anos.

O Centro Dia do Idoso fica na Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (Em frente a Lona Cultural).


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon