top of page

Oficina de Música promove saúde e bem-estar para idosos do Centro Dia

Atividade funciona como terapia


Resgatar momentos da infância e da juventude: esse é um dos inúmeros benefícios da música. Grande aliada da saúde e bem-estar, ela ajuda também a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, estimula a memória, melhora a qualidade do sono, entre outros. Pensando na qualidade de vida de seus usuários, o Centro Dia para os Idosos, no Jardim Catarina, oferece semanalmente a Oficina de Música.


A cada nova aula um estilo musical diferente é escolhido pelo oficineiro para que os idosos possam ouvir e cantar juntos, proporcionando a eles uma viagem no tempo através de clássicos da música popular brasileira, jovem guarda, samba, marchinhas de carnaval, entre outros. Muito além de uma oficina, a equipe técnica do Centro Dia aproveita a atividade para poder identificar possíveis dores emocionais.


- Desde o início da oficina eu percebi que a música resgatou muitas memórias e sentimentos que eles haviam perdido. Ela é uma ferramenta que abre um leque para conversas, para expor algo que eles precisam falar com seus familiares, mas não conseguem por não terem essa abertura em casa e nem se sentirem à vontade. Quando identificamos algo relacionado ao lado emocional, nossos psicólogos atendem prontamente esses usuários, buscando ajudá-los a tratar desse problema de acordo com suas necessidades e da melhor maneira possível - explica o oficineiro Joaquim Aguiar.

A ideia inicial da Oficina de Música era de formar o Coral do Idoso de São Gonçalo, mas a iniciativa foi muito além e hoje funciona como terapia para a maioria dos idosos que participam da atividade, como é o caso do aposentado Walber Oliveira Marques, de 71 anos.


- A música é universal, acolhe a todos e não tem bandeira. Cada canção escutada em grupo, junto aos meus colegas, me faz relembrar de uma situação da minha vida. Essa oficina me traz sensações muito boas. A música é fundamental na nossa vida - declara Walber.


Sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro Dia para Idosos conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de enfermagem e oficineiros, com a proposta de ser um espaço aberto à pessoa idosa, onde ela pode realizar atividades físicas e outros atendimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar. 

  

A atividade acontece às segundas e quartas, em três horários: 8h às 9h; 9h às 10h e 14h às 15h. O Centro Dia fica na Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (em frente à Lona Cultural).


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page