Buscar

Outubro Rosa em SG terá ações de prevenção ao câncer

Prefeitura fará eventos e mutirão de exames de prevenção

Para fortalecer a data será realizada a exposição “Unidas pela Força do Amor”/Foto: Divulgação

Para iniciar as ações em prol do Outubro Rosa em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde promove, durante todo mês de outubro, diversas atividades que trazem a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, entre elas carreata rosa e exposição com pacientes na luta contra o câncer.  


Com o objetivo de ampliar o acesso dos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero às mulheres do município, durante todo mês a população poderá realizar marcação de exames de mamografia e preventivo em cinco endereços, entre shoppings e unidades de saúde. 


No ano de 2019, mais de 8 mil mamografias foram agendadas no mutirão realizado pela Prefeitura de São Gonçalo durante o Outubro Rosa. Segundo o secretário de saúde, Jefferson Antunes, o resultado dos mutirões foram enormes e vantajosos para a própria população, e completou que as mulheres devem ter atenção em suas próprias mamas, ainda mais se já tiverem casos na família.


- Queremos reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis à postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas, já que diagnosticando precocemente o câncer, existe 95% de chance de salvar a vida da mulher. A principal ferramenta é a conscientização em conjunto com a prevenção - declara.


Além da marcação de exames, outros eventos serão realizados em comemoração à data. No dia 3 outubro acontece a carreata do Outubro Rosa, com saída na Praça Raul Veiga, às 8h, em direção ao Centro de Tradições Nordestinas – Severo Embaixador Nordestino, em Neves. A intenção é conscientizar as pessoas de forma lúdica, sobre a importância dos exames na saúde da mulher.  


Outra ação que promete fortalecer a data é a exposição “Unidas pela Força do Amor”. Com abertura marcada para o dia 5 de outubro, às 17h, na sede da Prefeitura, o evento traz ensaios fotográficos das participantes do grupo Unidas pela Vida. A exposição mostra a força daquelas que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama. O grupo existe há dois anos e atualmente conta com mais de 400 participantes. A iniciativa virou referência de conscientização sobre câncer de mama na cidade através do Espaço Rosa, local de grande referência no município para saúde da mulher.

Serviço:

Todos os agendamentos poderão ser realizados de segunda a sexta-feira, de 1 a 31 de outubro. Para realizar a marcação é necessário que a paciente esteja munida do pedido do médico do SUS, cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência (originais e cópias).


Shopping Partage: Av. Pres. Kennedy, 425 - Centro, das 10h às 18h

São Gonçalo Shopping: Av. São Gonçalo, 100 – Boa Vista das 10h às 18h.

Pátio Alcântara: Rua Carlos Gianelli – Alcântara – das 10h às 18h

Centro de Imagem: Rua. Cel. Serrado, 1600 - Zé Garoto das 9h às 17h.

Espaço Rosa: Rua Francisco Portela, 2744 – Zé Garoto das 9h às 17h.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon