top of page

Parque Rural de Niterói terá equoterapia social e cursos técnicos

Espaço com 10 mil metros quadrados no Engenho do Mato foi entregue à população nesta terça-feira, preservando as características rurais do bairro

Segundo Rodrigo Neves, o objetivo com a construção do Parque é incentivar a vocação rural do bairro, estimular novos negócios e investimentos, além de gerar emprego e renda/Foto: Douglas Macedo
Segundo Rodrigo Neves, o objetivo com a construção do Parque é incentivar a vocação rural do bairro, estimular novos negócios e investimentos, além de gerar emprego e renda/Foto: Douglas Macedo

Um projeto de equoterapia social com aulas gratuitas, cursos técnicos em diferentes áreas, incentivo a prática esportiva e eventos culturais são algumas das atividades que acontecerão no Parque Rural de Niterói. O novo espaço, que foi construído em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados no Engenho do Mato e conta com a maior pista coberta para atividades equestres do Estado do Rio de Janeiro, foi entregue pelo prefeito Rodrigo Neves, nesta terça-feira (27).    

  

O prefeito enfatizou que o objetivo com a construção do Parque é incentivar a vocação rural do bairro, estimular novos negócios e investimentos, além de gerar emprego e renda.


- Assim como o túnel Charitas-Cafubá, o projeto do Parque Rural era esperado há décadas pelos moradores do bairro. Este é mais um importante projeto que a gente tirou do papel. O Parque vai incentivar o turismo na região, além de desenvolver o setor da gastronomia, as pousadas, gerando oportunidades. Mais que um equipamento, o Parque é uma âncora para o desenvolvimento sustentável para a Região Oceânica e para o bairro - ressaltou.


Rodrigo Neves lembrou, ainda, que o Engenho do Mato também receberá obras de urbanização, drenagem e pavimentação, assim como está acontecendo no Maravista, Serra Grande, Santo Antônio e Maralegre.


- Este projeto foi adequado para o bairro, preservando suas características rurais. As ruas receberão as galerias e rede de drenagem, e a Estrada São Sebastião, uma das principais do Engenho do Mato, não receberá asfalto, terá sua pavimentação com piso intertravado. A concorrência pública está em avaliação no Tribunal de Contas do Estado - disse.


 A presidente da Associação de Moradores do Engenho do Mato e coordenadora geral do Parque, Simone Siqueira, lembrou que a elaboração do projeto contou com a participação dos moradores e também dos criadores de cavalo da região. Para isso, foi desenvolvido um grupo de trabalho que dialogou com os técnicos da Prefeitura de Niterói sobre as demandas para a implantação do novo espaço.


A área do Parque vai abrigar atividades culturais, esportivas, sociais, de meio ambiente e educação. A estrutura conta com quadra poliesportiva, academia para terceira idade, cantina, auditório, brinquedos, escritórios, além de um espaço destinado à sede do Clube do Cavalo. O investimento do Município no projeto foi de R$5,7 milhões.


- Para as atividades no Parque, que será administrado por uma Organização Social, teremos parcerias com a Embrapa, com a Universidade Federal Fluminense, entre outras. Um dos primeiros cursos, por exemplo, será o de auxiliar de veterinário. Teremos também a visitação de escolas para aulas de educação ambiental no Caminho de Darwin e muito mais. Estamos nos organizando por conta do período de pandemia e, assim que possível, teremos uma programação fechada - contou Simone Siqueira.


Carlos Lamparão, coordenador dos haras da região, integrante do Clube de Cavalo e morador do bairro, destacou a importância do projeto.


- Este é um sonho antigo que estamos conseguindo realizar. Esta iniciativa será muito importante para os moradores do bairro, criadores de cavalo e haras da região. Será fundamental podermos preservar esta característica rural do Engenho do Mato, que agora terá uma grande referência com a abertura do Parque - disse.


 Moradora do Engenho do Mato há quatro anos, Lívia Almeida, 20, é mãe do pequeno João Vitor, 4, que frequenta as aulas de equoterapia ministradas por um dos haras da região, e não escondia a satisfação com a abertura do novo espaço.


- Meu filho tem encefalopatia e desde que começou com a equoterapia tem tido muitos progressos, inclusive na questão do equilíbrio. Este espaço, com certeza, é muito importante e trará muitos benefícios para todos. Sem dúvida, é uma grande conquista - pontuou.  



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page