top of page

Peça de Teatro conta história de São Gonçalo como você nunca viu

Espetáculo online narra experiências de personagens do tempo presente que 'sacodem' a poeira do esquecimento


Por Helcio Albano

Card de divulgação
Card de divulgação

O que sabemos sobre a história que está ao nosso redor? Qual a importância de conhecer a história do seu lugar? Você conhece a história do seu bairro, da sua cidade?


Essas três perguntas são a motivação central do espetáculo online Poeira da História: O Dia Em Que O Moleque São Gonçalo Tropeçou em Sua História E Se Tornou O Rei Das Bandas d’Além, que estreou nesta sexta (26) no canal do YouTube do projeto Poeira da História, desenvolvido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


O espetáculo, idealizado pelo ator e produtor Max Oliveira, aborda de modo peculiar a história de São Gonçalo utilizando-se de personagens do tempo presente que se relacionam com algo anterior, escondido pela poeira do esquecimento, mas que está ali, pronto para ser descoberto se provocado pela memória dos que vivem e que são parte da cidade.


- O trabalho reflete sobre os cenários que estão ao nosso redor, cobertos pela Poeira da História, mas que a gente não reconhece porque não vemos além daquilo que os olhos podem alcançar - disse Oliveira, que arremata com uma pergunta: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.' Mas, como enxergar se mal sabemos o que está à nossa frente?"


Pra montar o espetáculo, Oliveira contou com a Consultoria do escritor e colunista do Daki, Erick Bernardes, autor dos livros Cambada I e II (Ed. Apologia Brasil), que foram lidos por toda a equipe no processo de criação e experimentação, servindo de inspiração nos exercícios de improvisação.

- Compreender a história é também compreender o presente. É saber que somos partes de algo que vem muito antes de nós. É saber que somos também um pouco dessa poeira. É saber que somos sujeitos históricos. É valorizar o nosso pertencimento com aquilo que nos rodeia. É saber que existe uma São Gonçalo que vai muito além dos problemas sociais, sem esquecer que eles também fazem parte dessa história - finaliza Oliveira.


Poeira da História: O Dia Em Que O Moleque São Gonçalo Tropeçou em Sua História E Se Tornou O Rei Das Bandas d’Além foi contemplado edital Retomada Cultural da Lei Aldir Blanc do Estado do Rio de Janeiro.


A peça estará em cartaz até 29 de março e retoma a temporada no dia 10 de abril.


Serviço

Semana de estreia

Local: canal do Youtube: Poeira da História

Data: 26 até 29 de março.

Horário: 20h


Temporada de abril

Local: Plataforma SYMPLA.

Data: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril.

Horário: 20h


Nas redes: @poeirahistoria

(instagram e facebook)



Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.







POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page