top of page

Policiais do 7º, 12º e 35º batalhões usarão câmera na farda ainda em 2022

Instalação do sistema, porém, ainda não tem data para acontecer

Policial militar com câmera em uniforme Polícias do Rio de Janeiro terão câmera em uniforme - Eliane Carvalho/Divulgação Governo do Rio
Policial militar com câmera em uniforme Polícias do Rio de Janeiro terão câmera em uniforme - Eliane Carvalho/Divulgação Governo do Rio

Policiais militares que atuam nas regiões Leste Fluminense e dos Lagos deverão começar a atuar com câmeras acopladas em seus uniformes ainda neste ano. Nesta segunda-feira (30), batalhões da capital fluminense começaram a atuar com o equipamento.


De acordo com o coronel Sylvio Guerra, comandante do 4° CPA, os batalhões subordinados à unidade, 7° BPM (São Gonçalo); 12° BPM (Niterói); 25° BPM (Cabo Frio); e 35° BPM (Itaboraí) deverão contar com o novo fardamento ainda em 2022. Contudo, ainda não há uma data específica para que ocorra a implantação.


Esse cronograma está sendo feito pela PMERJ. Esse ano ainda [deverá acontecer a implantação], porém ainda não sei a data. Acho que depois que implementar será muito bom”, disse o coronel, elogiando a medida.


A empresa paranaense L8 Group SA, que venceu a licitação das câmeras, pediu prorrogação de prazos em duas oportunidades, e já se cogita no governo do estado chamar a segunda colocada, a Motorola Solutions, para instalar e fornecer o equipamento e a logística de operação.


O governador Cláudio Castro (PL), ao sancionar a lei das câmeras, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), já havia vetado os trechos onde se estabelciam os prazos para a instalação do equipamento no fardamento policial.

Polícia paulista mata menos após implantação de câmeras nas fardas



A Polícia Militar de São Paulo é pioneira no uso de câmeras nos uniformes dos agentes. O programa que teve início em 2016 já possui resultados robustos de diminuição de letalidade policial por arma de fogo. Em outras palavras: a polícia prende mais e mata menos.


Em abril deste ano a Ouvidoria da Corporação liberou estudo em que mostra que as mortes em decorrência de intervenção policial caíram 32% entre 2020 e 2021, ano em que policiais militares intensificaram o uso de câmeras acopladas aos uniformes. As informações estão no UOL.


Caso estivesse em funcionamento no Rio, o sistema poderia ter flagrado a ação policial na Vila Cruzeiro ocorrida na segunda (23), que deixou 26 mortos.


Com informações de A Tribuna e UOL.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page