top of page

Prefeitura do Rio reabre Nave do Conhecimento Tim Lopes em Santa Cruz

As naves têm como proposta facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio de novas tecnologias


Foto: Laura Fantti/Prefeitura do Rio
Foto: Laura Fantti/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), reabriu nesta segunda-feira (27), a Nave do Conhecimento Tim Lopes, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Com ambientes multiuso e interativos de alta tecnologia, a nave oferecerá gratuitamente para a população diversas opções de cursos, palestras e oficinas. O objetivo do espaço é incentivar a busca por novos conhecimentos e estimular a compreensão sobre novas tecnologias de forma democrática.


Desde janeiro de 2021, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos. As naves têm como proposta facilitar o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação por meio de novas tecnologias.


Inaugurada em 1º de junho de 2012, a Nave do Conhecimento Tim Lopes está comemorando dez anos desde sua inauguração. O equipamento esteve fechado ao público durante a pandemia de Covid-19. Ela foi nomeada em homenagem ao jornalista morto por traficantes há 20 anos, na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio.




A Nave do Conhecimento de Santa Cruz conta com diversos ambientes onde serão promovidas inúmeras atividades que visam potencializar a experiência digital com orientação de uma equipe de apoio aos usuários. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro.


Recepção Digital – local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade e de horários das aulas da Sala Multimídia, além de dar sugestões.


Lan Table – espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.


Biblioteca Digital – ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.


Sala Multimídia – local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade.


Área Infantil – cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page