top of page

Prefeitura promove ação de conscientização sobre Hanseníase

Conhecer seus sintomas e agravamentos auxiliam na prevenção

O município de São Gonçalo ocupa o segundo lugar em número de casos de hanseníase no Estado do Rio/Foto:Divulgação
O município de São Gonçalo ocupa o segundo lugar em número de casos de hanseníase no Estado do Rio/Foto:Divulgação

Com o objetivo de conscientizar profissionais da saúde e população sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar atendimento qualificado nos serviços mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, em parceria com o Governo Estadual, promoveu nesta quarta-feira (14) a "Roda Hans: carreta da saúde". Equipado com cinco consultórios, o espaço no estacionamento do Assaí Atacadista, em Alcântara, irá realizar diagnóstico e alertar a população sobre a doença até esta quinta-feira (15). Mais de 100 pessoas foram assistidas durante o primeiro dia de atendimento.


- Estamos muito felizes com essa iniciativa que aproxima ainda mais a promoção de saúde da população. Quanto mais informações, mais formas de prevenção e cuidado vamos ter - afirmou o prefeito José Luiz Nanci. 

O município de São Gonçalo ocupa o segundo lugar em número de casos de hanseníase no Estado do Rio. Em 2018 contabilizou 78 casos, e neste ano, atualmente a rede de saúde acolhe 58 pessoas em tratamento, que dura de seis a 12 meses, após o diagnóstico. Em São Gonçalo, através do programa de Hanseníase da Subsecretaria de Atenção Básica, o tratamento é realizado no Polo Washington Luiz, no Zé Garoto; Polo Hélio Cruz, no Alcântara, e no Polo Rio do Ouro.


Por ser uma doença silenciosa, conhecer seus sintomas e agravamentos auxiliam na prevenção. O casal Elaine de Jesus, de 59 anos, e Francisco de Salles, 71, moradores do bairro Amendoeira, já conheciam a doença e buscam sempre se manterem informados. 


- É muito bom quando a prefeitura faz uma ação como essa e a população pode tirar dúvidas, fazer o teste, se informar. Muita gente tem a doença e não sabe por falta de informação mesmo. A gente sai daqui multiplicando a informação - afirmou Elaine. 

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida pelas secreções das vias aéreas superiores (tosse e espirro) e por gotículas de saliva. Ela se manifesta através de manchas na pele, alteração da temperatura do local afetado pela macha, dormência em algumas regiões do corpo, aparecimento de caroços ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos. É uma doença que tem cura e tratamento fornecido gratuitamente pelo SUS.


- O município está engajado em contribuir com o Ministério da Saúde nesse processo de promoção e prevenção à hanseníase. Estamos engajados, sempre com o objetivo de atender os princípios do SUS: acesso, participação da população e pensar saúde e sua integralidade - afirmou a subsecretária de Proteção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues. 


Nesta quinta-feira (15) a Carreta também irá atender das 9h às 17h. 

SERVIÇO

Carreta da Saúde

Em frente ao Assaí Atacadista: Rua Doutor Alfredo Backer, 605, Alcântara.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page