top of page

Prefeitura solta nota oficial sobre impactos das chuvas em São Gonçalo


Leia a nota:

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo informa que, em virtude das chuvas ocorridas nesta segunda-feira (13), equipes da secretaria de Desenvolvimento Urbano intensificaram os trabalhos realizando diversas intervenções em diferentes pontos da cidade, efetuando troca de manilhas, limpeza de bueiros e rios. Equipes da Defesa Civil e da secretaria de Desenvolvimento Social estão realizando cadastramento das pessoas desalojadas e atuando nos pontos de apoio nos bairros Salgueiro e Jardim Catarina.


Técnicos da Defesa Civil estão monitorando constantemente os pluviômetros da cidade, que ficam localizados nos bairros Tenente Jardim, Novo México, Sete Pontes, Gradim, Boa Vista, Engenho Pequeno e Arsenal. Até às 9h da manhã desta segunda, o pluviômetro que registrou maior índice de chuva foi o do bairro novo México, com 48 milímetros em quatro horas de chuva, chegando a 122 milímetros nas últimas 24 horas. Nenhuma sirene foi acionada nas últimas horas.


Uma casa que já havia sido interditada pela Defesa Civil na Travessa Costa Brava, 12, no Gradim, desabou nesta tarde. Profissionais do Departamento de Conservação e Obras estão retirando os entulhos do local, enquanto equipes da Defesa Civil realizam vistorias ao redor para verificar se existe comprometimento das estruturas em função do deslizamento desta residência.


O município apresentou uma melhora significativa no índice de prevenção, visto que foram trabalhados vários aspectos para prevenção junto as comunidades. Como forma de ampliar o acesso à população do monitoramento das condições meteorológicas, a Defesa Civil de São Gonçalo, além do envio de SMS, agora realiza alertas através da televisão para aqueles que possuem TV por assinatura. Ao todo, o município conta com 25 sirenes que fazem parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, que contempla municípios mapeados com o aval do Departamento de Recursos Minerais (DRM). Os equipamentos estão instaladas nos bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal.


A Prefeitura lembra ainda que disponibiliza um canal direto para informações e os cidadãos podem também solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências 24 horas, por meio do telefone 2601-0199 (Defesa Civil)


Resgates:

Foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros no bairro Jardim Catarina, 49 pessoas residentes nas Ruas Bernardo Saião e Ruas 6,7,8,9 e 10. No bairro Luiz Caçador, 14 pessoas residentes na Rua Belchior Pinheiro de Oliveira foram resgatadas. No bairro Trindade, o resgate de cinco pessoas aconteceu nas Ruas Ernani Magalhães Bastos e Joaquim Bessa.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page