top of page

'Presente de Iemanjá' atrai milhares de pessoas à Praia das Pedrinhas

O evento terá apoio do governo do estado a partir de 2021

A Praia das Pedrinhas foi palco da 11ª Edição da festa Presente de Iemanjá, expressão religiosa das matrizes africanas, que foi realizado no último domingo (9/02), durante todo o dia. Neste ano, duas iniciativas fortaleceram ainda mais o movimento em São Gonçalo.

As boas notícias apresentadas ressaltam o reconhecimento do Presente de Iemanjá como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa cidade de São Gonçalo, através da Lei 1022/2019, de autoria do vereador Alexandre Gomes, sancionada pelo prefeito José Luiz Nanci; e a informação de que o Governo do Estado vai incluir o “Presente" na previsão orçamentária a partir do próximo ano.

- Entendemos que toda manifestação religiosa deve ser respeitada e por isso estamos presentes e apoiando todos os eventos de cunho religioso. O Estado é laico, e o governo defende o direito de todos - garante Sandro Capadócia, assessor especial da Secretaria de Estado de Turismo. A iniciativa tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público. O projeto é realizado pela Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada por Mãe Márcia D`Oxum, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esportes e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

- Estamos todos muito felizes neste ano, devido ao reconhecimento promovido pela nova lei municipal, a primeira do país a reconhecer esse movimento religioso; e também pelo comunicado surpresa feito pelo Sandro, da Secretaria de Turismo do Estado - diz Mãe Márcia. Presente no evento, o prefeito José Luiz Nanci destacou a importância de apoiar o projeto.


- É uma celebração de fé repleta de valores culturais e sociais, que fortalecem sentimentos como respeito, paz e amor ao próximo - avaliou o prefeito, que recebeu menção honrosa da comissão organizadora do evento. - Fico muito satisfeito em poder fazer parte dessa história e presenciar o crescimento e a valorização do Presente de Iemanjá ao longo de mais de uma década - afirma o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, que apoia a iniciativa desde a sua criação.


Mais de duas mil pessoas, entre religiosos, turistas e frequentadores da Praia das Pedrinhas participaram do evento.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page