top of page

'Projeto Cordel na Escola' é destaque no CIEP Vital Brazil


Completou nesta última sexta-feira, 18 de outubro, no CIEP Vital Brazil, localizado no bairro Luiz Caçador, o “Ciclo de Oficinas sobre Literatura de Cordel”, com a temática “Projeto Cordel na Escola”, ministrado pelo cordelista Zé Salvador auxiliado pelo professor Erick Bernardes. As oficinas tiveram a participação dos alunos da escola, em específico das turmas do oitavo ano (801 e 802), e contaram com a coordenação da Professora Amanda da Silva Ramos e a Agente de Leitura Telma Salema.


Seguindo o exemplo do que já vem sendo praticado no Nordeste, esse projeto foi inspirado no Diário Itinerante do professor, poeta e adido cultural Renato Cardoso, do Diário da Poesia. Durante os 4 dias de oficina, os alunos do bairro Luiz Caçador aprenderam a técnica da confecção de cordel: métrica, rima e oração, com base em suas próprias contribuições narrativas e histórias pessoais. O trabalho realizou uma ação coletiva, quando as histórias transformadas em versos pelos próprios alunos do CIEP Vital Brazil, sempre norteados pelos oficineiros Zé Salvador e Erick Bernardes, e amparados didaticamente por Amanda Ramos e Telma Salema, culminando assim com um folheto de qualidade literária, intitulado MÃE, GPS DA MINHA CONDUTA. A obra produzida contém selo oficial e ficha técnica, onde constam os nomes dos profissionais e alunos participantes, todos referidos como coautores do cordel.

Ao final do ciclo (culminância do projeto), houve uma linda comemoração temática preparada pela escola com quitutes, guloseimas e refrigerantes, quando todos alunos presentes ao evento receberam folhetos de cordel escritos no decorrer do projeto. Erick e Zé Salvador ganharam da escola presentes personalizados e saíram muito felizes. Lembrando que a ilustração de capa da obra produzida pela oficina ficou por conta do aluno João Pedro, um desenhista precoce de talento e entusiasmo.


Lista dos alunos envolvidos: (Turma 801) Ana Clara da Silva, Ana Beatriz Lima, Izadora Barbosa, João Pedro dos Santos, Kenia Oliveira, Kettlen Layane;(Turma 802) Iasmin Barroso, Letícia Maria Rodrigues, Magno Douglas Mendonça, Moisés Ribeiro, Priscilla Evelyn Neves, Yuri Alves.


As 18 estrofes do cordel coletivo resultante da oficina seguem o estilo sextilha e o material é todo ele impresso em papel reciclado, com o aval da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.


Parabéns ao CIEP Vital Brazil pela iniciativa e coragem, por promover a arte na vida dos seus alunos e valorizar os escritores locais.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page