top of page

Que tal a Moreira César de São Gongon se chamar 'Prof. Helter Barcellos'?

Por Helcio Albano

O sanguinário e o Professor paz e amor/Arte: Jornal Daki
O sanguinário e o Professor paz e amor/Arte: Jornal Daki

Em meio à discussão lançada pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, de mudar o nome da Rua Coronel Moreira César de Icaraí para Ator Paulo Gustavo, em homenagem ao ator e comediante falecido nesta terça (4), vítima da Covid-19, estendo para a terrinha o entrevero:


Por que não arrancamos o militar sanguinário que dá nome à avenida, no Centro, e a renomeamos Prof. Helter Barcellos, figura icônica de São Gonçalo que nos deixou em janeiro deste ano?


Sim, eu sei, eu sei que nada adiantou mudar a Maricá para Roberto Marinho, ou a Edson, sua continuidade, para Castello Branco. Todo mundo continua chamando as avenidas de Edson e de Maricá.


E também sei que há toda uma cara burocracia cartorial que proprietários de imóveis e o comércio em geral teriam que bancar para constar a mudança nos documentos etc. Existe até uma legislação que impede a mudança de nome de ruas após 20 anos de batizada.


Mas levando em consideração a ficha corrida de barbárie do coronel corta-cabeças, devemos pensar a respeito. Os moreiras cesares devem ser devidamente lembrados, mas não em homenagens em placas de ruas. E sim nos capítulos de terror dos livros de História.


Seria uma grande e merecida homenagem ao Prof. Helter, justamente numa rua onde fica o extinto Colégio São Gonçalo, que por décadas foi por ele dirigido.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page