top of page

Rap Cardoso, o 1º rapper surdo do Brasil, lança 'Você é a Luz' neste sábado (15)


Rap Cardoso/Divulgação
Rap Cardoso/Divulgação

A Arte, de fato, é um dispositivo transformador do meio que vivemos ou atuamos!


A Arte não limita, não vê limites e dá voz mesmo quando o som não é audível.

Thiago Cardoso Alves, mais conhecido como Rap Cardoso, de 36 anos, morador do bairro Coelho, em São Gonçalo, fará o lançamento da musica autoral “Você é a Luz” .


O lançamento é neste sábado, 15/01/2022 às 19h, no canal do YouTube - Rap Cardoso Oficial e também estará disponível nas principais plataformas musicais.


Rap Cardoso nasceu surdo numa família de ouvintes, estudou no INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos onde fez aquisição de sua Língua materna, a Libras – Língua Brasileira de Sinais, sendo fluente na própria Língua e no Português, cursando Letras /Libras na UFRJ. É professor de Libras, promove sua cultura e luta por seus direitos de acessibilidade e Inclusão Social.

Rap Cardoso é referência como 1º Surdo artista, músico e compositor de Rap no Brasil. Existem vários rappers nos Estados Unidos e em outros países.

"No Brasil encontra-se dificuldades de apoio sendo músico surdo, devido ao preconceito da própria Comunidade Surda por ser algo inovador. O surdo tem voz, tem sua própria Cultura e Língua, sendo assim o Surdo pode tudo!" , disse Rap Cardoso em libras, traduzido por sua produtora.


Rap Cardoso tem como objetivo de quebrar TABU numa sociedade que rotula o Surdo como deficiente modificando o cenário da inclusão.

Em 2020, lançou a música “As Luzes”, também autoral, que pode ser conferida também em seu canal do YouTube.



"A música, desde criança, sempre foi a sua paixão, um sonho que agora está se materializando. A família sempre o motivou fazendo o possível para que tivesse contato com a música pela vibração do som, sentindo o ritmo e fazendo sua escolha de gênero musical. Sua referência no Rappers eram e são: 50 Cents, Kelly, Ja Rule e outros. Ser Surdo nunca o impossibilitou de buscar conhecimento musical, pelo o contrário, sempre se sentiu capaz de realizar seu sonho como músico e compositor", relata a produtora de Rap Cardoso, Geissilaine Moraes, que o assessora há quase três anos.


O Projeto conta com outros profissionais que se engajaram por acreditarem no talento do Rap Cardoso, como o intérprete Tradutor de Libras Rene Neves, que fez a tradução do Português para a Libras fazendo o Feedback na gravação do Clip. Teve a participação especial do Rapper Abdull Eli com a tradução da música na versão voz, do profissional dançarino e professor Igor Lai, fazendo dupla com Clau Maya, dançarina e professora, trazendo movimento e mostrando que ouvintes e surdos podem trabalhar com música e dança quebrando paradigmas.


Geissilaine Moraes é sua Produtora Artística desde que começou sua trajetória, é a profissional pioneira como tradutora de música em Libras, cuja categoria ainda inexistente, que participa deste projeto.


E trazendo inovação na inclusão do surdo como músico compositor, está Dablio Jota com a produção musical e audio visual com mais talento e percepção.


Vale muito conferir o trabalho do Rap Cardoso, seguir e compartilhar. A inclusão e o apoio é um ato de cidadania que é dever de todos! https://youtube.com/channel/UCbuNDwsk8K5pky1qojFI4-A


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page