top of page

Relação PT-PSB pode dar cavalo de pau e candidatura Freixo subir no telhado

Impasse em Pernambuco se junta à situação tensa de São Paulo entre Haddad (PT) e França (PSB)


Por Rodrigo Melo

Marcelo Freixo/Foto: UOL/Folha Press
Marcelo Freixo/Foto: UOL/Folha Press

Os dirigentes pernambucanos do PSB estão “P” da vida com o PT e já cogitam dar um cavalo de pau nas tratativas para a criação de uma Federação partidária, envolvendo as duas legendas, mais PCdoB e PV, para as eleições deste ano. As informações são da Folha de S. Paulo deste sábado (29).


Os caciques pessebistas não aceitam discutir e muito menos ceder a cabeça de chapa ao governo pernambucano em sucessão a Paulo Câmara (PSB), que completa o segundo mandato e, portanto, não poderá concorrer à reeleição. Seu sucessor natural seria o ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio, que resiste a uma candidatura ao Palácio do Campo das Princesas. Daí o impasse.


Percebendo o vácuo deixado pelo PSB, o PT de antemão lançou o nome do senador Humberto Costa que, inclusive, lidera as pesquisas, em composição com a deputada Marília Arraes (PT), que deve disputar o Senado pelo blocão da Federação ou rivalizar a indicação com a atual vice-governadora e presidente do PCdoB nacional, Luciana Santos.



A coisa que já andava tensa com os embates em São Paulo entre Haddad (PT) e França (PSB) ganha ingredientes explosivos na terra de Miguel Arraes, um dos mais destacados representantes do partido socialista junto ao baiano João Mangabeira.


Caso a união formal numa Federação não se concretize entre PT e PSB, tanto a candidatura quanto os arranjos eleitorais em torno de Marcelo Freixo (PSB) sobem no telhado, para a alegria de uma ala (forte) do PT no Rio, que aposta em três palanques ao governo do estado. Além de Freixo, com Santa Cruz (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), vindo no lastro o apoio luxuoso do prefeito Eduardo Paes (PSD) à candidatura de Lula à presidência.


Prepara a pipoca!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page