'Rua Ator Paulo Gustavo' pode batizar avenida com nome de coronel sanguinário em Icaraí

Rua Coronel Moreira César já passou por três tentativas de mudança de nome por parlamentares e sociedade civil. Representante de lojistas foi contra


Por Cláudio Figueiras

A Rua Coronel Moreira César, uma das importantes do bairro de Icaraí, pode se tornar Rua Ator Paulo Gustavo, em homenagem ao ator, vítima da Covid-19 nesta terça (4). O ator e humorista faleceu aos 42 anos, após ficar 52 dias internado com a doença.


A proposta foi feita pelo prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), na manhã desta quarta (5), e passará por consulta pública para aprovação ou não da mudança pela população, que pode participar neste link https://consultas.colab.re/PauloGustavo até o próximo sábado (8).


A genialidade e o amor de Paulo Gustavo por Niterói marcaram sua trajetória. Nada mais justo que a cidade retribuir e demonstrar toda a admiração por seu trabalho e a dor que sentimos neste momento. Vamos ouvir a população para definir a forma como vamos eternizar este amor recíproco entre Niterói e o ator. Decidi abrir uma consulta pública, através do Colab, para a troca do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. Vale ressaltar que o ator foi mais uma vítima da Covid-19, que já matou mais de 400 mil pessoas no Brasil. Aproveito para me solidarizar com todas as famílias que sofrem neste momento e reforço o pedido para que usem máscaras e mantenham o distanciamento sanitário", afirmou Axel no Twitter.


A rua, batizada com o nome do militar do Exército, o coronel sanguinário Antônio "corta-cabeças" Moreira César, conhecido por decapitar prisioneiros e de atuar com extrema brutalidade e crueldade contra os sertanejos na Guerra de Canudos (1896-97), já passou por pelo três tentativas de mudança por parlamentares e sociedade civil.


Em 2003, um grupo popular lançou uma campanha para que ela fosse rebatizada de Ayrton Senna. Em 2012, o então vereador Renatinho (falecido recentemente, também vítima da Covid-19)) sugeriu que o nome fosse trocado para Antônio Conselheiro, líder dos insurgentes em Canudos.


Em 2014, a Comissão da Verdade de Niterói e o prefeito Rodrigo Neves enviaram mensagem à Câmara para que a Rua passasse a se chamar Rua Vinícius de Morais. Nenhuma das tentativas foi à frente.


Na época, o presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec), Robson Gouvea, foi contra a mudança. Segundo ele, a Rua Coronel Moreira César é uma marca da cidade e uma mudança do nome prejudicaria o comércio local, além de ter um custo elevado para os lojistas.


Na semana em que foi comemorado o Dia da Liberdade de Imprensa (03/5), é bom lembrar do assassinato do jornalista negro Apulcro de Castro, morto a facadas por Moreira Cesar em 1883. Sobre o episódio, Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, que contou a história da Guerra de Canudos, escreveria:


"O atentado acarretou-lhe a transferência para Mato Grosso, e dessa "Sibéria" canicular do nosso exército, tornou somente após a proclamação da República."



MALUGA_2.jpg
QV1.jpg
Banner_300x250_Homem.gif