top of page

'Rua Ator Paulo Gustavo' pode batizar avenida com nome de coronel sanguinário em Icaraí

Rua Coronel Moreira César já passou por três tentativas de mudança de nome por parlamentares e sociedade civil. Representante de lojistas foi contra


Por Cláudio Figueiras

A Rua Coronel Moreira César, uma das importantes do bairro de Icaraí, pode se tornar Rua Ator Paulo Gustavo, em homenagem ao ator, vítima da Covid-19 nesta terça (4). O ator e humorista faleceu aos 42 anos, após ficar 52 dias internado com a doença.


A proposta foi feita pelo prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), na manhã desta quarta (5), e passará por consulta pública para aprovação ou não da mudança pela população, que pode participar neste link https://consultas.colab.re/PauloGustavo até o próximo sábado (8).


A genialidade e o amor de Paulo Gustavo por Niterói marcaram sua trajetória. Nada mais justo que a cidade retribuir e demonstrar toda a admiração por seu trabalho e a dor que sentimos neste momento. Vamos ouvir a população para definir a forma como vamos eternizar este amor recíproco entre Niterói e o ator. Decidi abrir uma consulta pública, através do Colab, para a troca do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. Vale ressaltar que o ator foi mais uma vítima da Covid-19, que já matou mais de 400 mil pessoas no Brasil. Aproveito para me solidarizar com todas as famílias que sofrem neste momento e reforço o pedido para que usem máscaras e mantenham o distanciamento sanitário", afirmou Axel no Twitter.


A rua, batizada com o nome do militar do Exército, o coronel sanguinário Antônio "corta-cabeças" Moreira César, conhecido por decapitar prisioneiros e de atuar com extrema brutalidade e crueldade contra os sertanejos na Guerra de Canudos (1896-97), já passou por pelo três tentativas de mudança por parlamentares e sociedade civil.


Em 2003, um grupo popular lançou uma campanha para que ela fosse rebatizada de Ayrton Senna. Em 2012, o então vereador Renatinho (falecido recentemente, também vítima da Covid-19)) sugeriu que o nome fosse trocado para Antônio Conselheiro, líder dos insurgentes em Canudos.


Em 2014, a Comissão da Verdade de Niterói e o prefeito Rodrigo Neves enviaram mensagem à Câmara para que a Rua passasse a se chamar Rua Vinícius de Morais. Nenhuma das tentativas foi à frente.


Na época, o presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec), Robson Gouvea, foi contra a mudança. Segundo ele, a Rua Coronel Moreira César é uma marca da cidade e uma mudança do nome prejudicaria o comércio local, além de ter um custo elevado para os lojistas.


Na semana em que foi comemorado o Dia da Liberdade de Imprensa (03/5), é bom lembrar do assassinato do jornalista negro Apulcro de Castro, morto a facadas por Moreira Cesar em 1883. Sobre o episódio, Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, que contou a história da Guerra de Canudos, escreveria:


"O atentado acarretou-lhe a transferência para Mato Grosso, e dessa "Sibéria" canicular do nosso exército, tornou somente após a proclamação da República."



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page