top of page

São Gonçalo celebra santo padroeiro nesta sexta, 10

Comemoração conta com várias atrações até domingo, 12/01. Sexta-feira é feriado na cidade

Na próxima sexta, 10/01, Gonça City celebra o seu padroeiro, São Gonçalo de Amarante, o beato português conhecido como o "santo violeiro" amante da vida e casamenteiro.


Há dez anos a data se tornou feriado municipal por força de lei aprovada na Câmara de Vereadores, e mobiliza milhares de fiéis em torno das festividades na Igreja Matriz durante toda a semana, que neste ano se estende até domingo, 12/01.

No dia do padroeiro, as comemorações começam às 8h, com a Santa Missa, e às 18h30 acontece a procissão com a imagem do padroeiro, saindo da Praça do Zé Garoto em direção à paróquia. Às 19h30 será celebrada a missa e, em seguida, haverá show da Comunidade Divina Luz.


No sábado (11), os fiéis se reúnem na Matriz às 18h para celebração da Santa Missa e, em seguida, aproveitam o show da Banda Zero Hora. Para finalizar a festividade, no domingo, além da missa às 19h30, haverá show de MPB com Sheila de Sá.

Gonçalo de Amarante, segundo registros, após se tornar padre, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio. Quando retornou à Portugal, passou a viver como eremita, na região de Amarante. Morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto), em sua cabana de orações, mesmo lugar onde foi sepultado. Desde então, no local foi construído um mosteiro em homenagem à sua alma.


Ainda hoje, o sacerdote é muito conhecido como o Santo protetor dos ossos e Santo casamenteiro, devido a alguns milagres relatados por meio de sua fé e intercessão. A tradição conta que quem toca em seu túmulo tem a bênção de ter um casamento feliz e próspero.


Além disso, São Gonçalo também é considerado o padroeiro dos violeiros. Por gostar muito de dança e moda de viola, e ainda saber tocar guitarra portuguesa, ele uniu suas paixões: propagou a Palavra de Deus através da música.


Com informações de OSG.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page