top of page

São Gonçalo começa desinfecção nas ruas da cidade

Nesta terça-feira (31), a ação acontece no bairro Jardim Catarina

A Prefeitura de São Gonçalo colocou em prática mais uma medida para conter o avanço do Coronavírus na cidade, com a desinfecção das ruas. A ação  começou a ser realizada nesta segunda-feira (30). A sanitização das ruas é feita com a mesma tecnologia e produto utilizados na China, o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal. 

Pela manhã, a equipe percorreu do bairro Zé Garoto até a Estrela do Norte. À tarde, foi a vez do bairro Alcântara receber as equipes que percorreram diversas ruas, entre elas a Rua Yolanda Saad Abuzaid e a Rua João Caetano. 

- A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município e a proposta é que ele seja utilizado em área urbana. No Centro e em Alcântara daremos atenção especial aos locais com grande concentração de pessoas. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente - explica o prefeito José Luiz Nanci. 

Nesta terça-feira (31), a ação acontece no bairro Jardim Catarina, onde as motos existentes e motos recém compradas chegam ao município direto para o front no trabalho de desinfecção da cidade.

Para pulverizar o produto sanitizante, estão sendo utilizadas as motofogs e equipamentos costais que serão operados pelos Agentes de Controle de Endemias do próprio município, os quais já foram capacitados, aproveitando a vasta experiência com a operação desse tipo de equipamento. Antes de serem adaptados para o uso contra o Coronavírus, os equipamentos passaram por um processo de tríplice lavagem, seguindo a norma técnica NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

- É importante ressaltar que a ação já foi desenvolvida em países e cidades que enfrentam a epidemia do Coronavírus. Nesta semana, vamos ampliar o efetivo de pessoas operando as máquinas de sanitização e avaliar, dia após dia, conforme a evolução do ciclo da epidemia dentro da cidade. Acredito que vamos dar uma resposta importante com mais essa iniciativa - afirma o diretor da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato. 

Esta ação realizada pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, soma-se a outras que a prefeitura já desenvolve na cidade como forma de conter o avanço do Coronavírus, como o acompanhamento dos casos suspeitos bem como o isolamento domiciliar, definidos pela Vigilância Epidemiológica.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page