top of page

São Gonçalo ganha laboratório de análises clínicas no Gradim


Com capacidade para realizar 1800 exames e atender 150 pessoas por dia, o Laboratório de Análises Clínicas Ana Nery foi inaugurado nesta sexta-feira (13), em São Gonçalo. Localizado no bairro Gradim, a unidade está estruturada para realizar exames nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Microbiologia, Imunologia, Hormônios e Parasitologia.

 

- O laboratório de análises clínicas é fundamental para apoiar o diagnóstico médico. Os testes laboratoriais auxiliam grande parte das decisões médicas. Ter um laboratório próprio no município significa fortalecer os recursos para um diagnóstico preciso e garantir mais qualidade no atendimento à população - afirmou o prefeito José Luiz Nanci. 


Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, a coleta dos exames será realizada nos postos de saúde através de uma rota que atenderá diversas unidades. 

- Um laboratório municipal é um ganho para a população, sobretudo àqueles em maior vulnerabilidade. O que nós desejamos é garantir que todos, sem exceção, tenham acesso a um serviço público de qualidade e que promova a saúde de modo integral - disse Jefferson Antunes. 


A equipe do novo laboratório será formada por dois biólogos, seis técnicas de laboratório na área da coleta de materiais e quatro técnicas de laboratório na parte de análises laboratoriais.

De acordo com Dayllon Ruan Macedo de Siqueira, coordenador geral da Assistência Farmacêutica e Laboratórios do município de São Gonçalo, o laboratório de Análises Clínicas é um dos pilares fundamentais de apoio ao diagnóstico médico, uma vez que os testes laboratoriais auxiliam em mais de 70% das decisões médicas.


- Mesmo representando cerca de 4% dos gastos relativos à saúde, a informatização, automação e conscientização dos gestores laboratoriais sobre a sua própria importância no mercado, resultaram em um banco de dados de resultados seguros e consistentes sobre os pacientes. O laboratório continua sendo o recurso para confirmação de resultados, o que comprova que a sua qualidade permanente ainda não possui substitutos. Aos nossos olhos, os laboratórios são vitais e a conscientização de participação na manutenção da vida e da saúde é o caminho para derrubar estereótipos e promover a importância dos serviços clínicos - destacou. 


Serviço 

Rua Silvio Vale, 406, Gradim 


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page