Buscar

São Gonçalo convoca população para cadastro nas unidades de saúde

Ação é necessária para repasses de recursos do SUS para o município

Em dezembro de 2019, o Ministério da Saúde, através da portaria 3.263, instituiu ações para garantir o incentivo financeiro à Atenção Primária nos municípios. Para isso, a portaria estipula que até abril deste ano, 70% da população seja cadastrada nas unidades de saúde. O cadastro é simples, rápido e basta que o usuário leve o cartão do SUS ou o CPF.

- É fundamental que a população realize o cadastro nas unidades ou junto aos agentes comunitários de saúde da sua região. Um dos objetivos desse cadastramento é ampliar e fomentar um dos pilares do Sistema Único de Saúde que é a universalização do acesso a todos - destacou Maria Auxiliadora, subsecretária de Atenção Básica.

A Atenção Básica é a porta de entrada para os usuários, onde realizam o primeiro atendimento e acessam os serviços especializados e toda a rede de Saúde. Todas as pessoas podem e devem se cadastrar, sobretudo o público prioritário: crianças, idosos e moradores de áreas com maior vulnerabilidade. Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais o município será beneficiado com verbas para a ampliação dos serviços e aperfeiçoamento dos processos de trabalho das Unidades de Saúde da Família.


Para se cadastrar basta ir à unidade de saúde mais próxima ou ainda receber, em sua residência, o agente comunitário da sua região.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon