Buscar

São Gonçalo promove 'Setembro Amarelo' em diversos bairros


"Viver é a melhor opção, você não está sozinho", esse foi o tema do encontro realizado nesta segunda-feira (23), na Unidade de Saúde da Família Madre Teresa de Calcutá, na Estrela do Norte. A unidade, que atende mais de 600 pessoas mensalmente, realizou a atividade pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Em São Gonçalo, de acordo com o Programa de Notificação de Violência doméstica, sexual e outras violências, que realiza o mapeamento das diversas formas de violência que ocorrem com os usuários da Saúde, em 2018, o município contabilizou 119 casos de tentativa de suicídio. Já neste ano, até julho, o número chegou a 204.  


- Mais que uma roda de conversa, esses encontros são promoção de saúde coletiva. É prevenção e cuidado chegando até as pessoas! E isso é prática fundamental na Atenção Básica, visando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) da universalidade, integralidade e a equidade - afirmou a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.  No Brasil, de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio. Em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. Para Débora Gonçalves, coordenadora da unidade, a informação chegar à população é uma forma de cuidado e prevenção. 


- O importante da palestra foi a orientação às pessoas de que a unidade básica de saúde é a porta de entrada não só de um trabalho clínico, mas, um trabalho extremamente preventivo. A depressão é uma das doenças que mais trazem pessoas aqui atrás de socorro, e hoje conseguimos mostrar através da palestra a importância do cuidado implantado por essa administração com apoio da Secretaria de Saúde, enfermagem, Núcleo de Saúde da Família, e principalmente com incentivo do nosso atual prefeito que é médico, entende e apoia a importância dessas ações - destacou.


A unidade conta com uma equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde. Os serviços oferecidos são atendimentos médicos (clínico geral), odontologia, vacina, puericultura, pré-natal, preventivo, grupo de gestante, grupo de combate ao tabagismo, exames ambulatoriais (coleta de sangue). Além dos serviços de nutricionista, assistência social, psicologia, educador físico, fonoaudiologia e fisioterapia, através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

 

SERVIÇO

Agenda Setembro Amarelo 

Clínica Municipal do Mutondo

23/09 -  Palestra Prevenção ao Suicídio

USF Tancredo Neves

24/09 - Roda de Conversa

USF Jardim Catarina V

25/09 - Roda de conversa

Clínica da Família Doutor Zerbini

26/09 - Atividades de conscientização sobre Suicídio

USF Ana Nery

26/09 - Palestra: Conversando sobre prevenção ao suicídio

USF Jardim Catarina VII

26/09 - Roda de conversa


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon