Buscar

São Gonçalo realiza Mutirão do Diabetes

A ação faz alusão ao dia 14 de novembro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Diabetes


Diabetes pode levar à cegueira/Foto: Divulgação

Cerca de mil pessoas participaram do Mutirão do Diabetes, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo em parceria com a oftalmoclínica H.Olhos, no último sábado (9). Como forma de orientar e informar a população, a atividade ofertou serviços gratuitos, com nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta e educador físico, além de testagem de glicemia, exame do fundo de olho, feira de alimentação saudável e roda de conversa sobre a doença e os possíveis tratamentos.


A ação faz alusão ao dia 14 de novembro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Diabetes, doença crônica que já afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

- Um mutirão como esse é fundamental para que a população acesse as informações e possam compartilhar com outras pessoas. É importante ter a consciência de que a prevenção começa na infância, com hábitos saudáveis, dieta equilibrada e atividade física. Uma vez com diabetes, devemos estar atentos e conhecer as possíveis complicações e tratamento. As que aparecem com mais frequência são as retinopatias, que podem levar à cegueira - explica Denise Rocha, enfermeira da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes de São Gonçalo.   


Segundo o programa, São Gonçalo possui mais de 90 mil hipertensos e mais de 20 mil diabéticos. A hipertensão ou pressão alta, assim como o diabetes, é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. E de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o diabetes é a maior causa de cegueira no Brasil.


De acordo com Eduardo Kestelman, diretor da H.Olhos e idealizador do Mutirão, a proposta é que este seja o primeiro de muitos.


- Esse mutirão é realizado em cerca de 20 cidades no Brasil inteiro, e agora pela primeira vez no Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Queremos ressaltar a importância da prevenção da cegueira pela retinopatia diabética e fornecer orientações sobre todos os aspectos da doença. Esse é só o primeiro de muitos que virão - afirmou.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon