top of page

Sabão Ecológico é tema de ação do Meio Ambiente em São Gonçalo

O projeto possui um grupo de WhatsApp através do número (21) 97586-8305

Ação foi realizada no Espaço Salvatori/Foto: Divulgação
Ação foi realizada no Espaço Salvatori/Foto: Divulgação

O Projeto “Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta quinta-feira (25), no Espaço Salvatori, Centro, entre às 9h e 17h, mais uma ação de conscientização e orientação sobre o descarte correto do óleo de cozinha. Durante a atividade, os participantes do projeto informaram a população sobre as vantagens da reutilização do óleo e a importância do seu descarte seguro no meio ambiente.


Além da orientação, a população que era abordada na rua recebia instruções de como fazer o descarte seguro do óleo de cozinha e os benefícios da sua reutilização. Em conjunto, foi distribuída uma pequena amostra do sabão ecológico e a receita de como produzir o produto.


- Um dos produtos domésticos mais danosos ao meio ambiente é o óleo de cozinha usado. Então, devemos nos preocupar que transformar esse óleo em sabão é a melhor forma de não prejudicar o meio ambiente e nosso próprio cotidiano. Logo, é necessário fazer ações desse estilo para que a população compreenda que o descarte não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem no lixo orgânico”, declara o secretário municipal de Meio Ambiente - Thiago Gonçalves.


As idealizadoras do Projeto, Lucimar Vieira, Janaina Silva e Andreia Miguel, contam com orgulho os frutos da ação que já acontece há três anos. De acordo com o trio, o sabão utilizado é eficiente para limpar inox, fogão, chão e até a casa, além de ser fonte complementar de renda da muitas famílias.


- O trabalho que vem sendo realizado nestes três anos é fundamental. Tanto que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente abraçou a causa, devido à importância do descarte correto do óleo de cozinha para o ecossistema, já que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água - declarou Aretha Salles, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo.


O projeto possui também um grupo de WhatsApp através do número (21) 97586-8305 com cem famílias cadastradas. Intitulado de “Sabão Ecológico”, através do grupo é possível trocar uma garrafa pet com óleo de cozinha usado por um pote de sabão.


A Secretaria de Meio Ambiente possui um canal direto com a população para diversas atividades. Através do telefone 2199-6511 é possível solicitar o curso de capacitação para a produção de sabão, além do descarte seguro do óleo de cozinha. O órgão pode ser contatado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page