Buscar

Saiba como identificar notícias falsas sobre emprego e concursos

Áudios de whatsapp espalharam notícias falsas/Foto: Divulgação

Um anúncio de falso emprego levou dezenas de pessoas desempregadas a formar uma fila em um endereço no Centro de Niterói, na última semana, frustrando os candidatos que foram ao local. A fake news circulou através de áudios no WhatsApp, com a promessa da inauguração de uma unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) na Avenida Feliciano Sodré, o que foi negado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, do Governo do Estado do Rio.


Em 2018, um dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo foram as fake news, notícias falsas que propagam informações inverídicas, dados sem verificação ou aprovação de órgãos de controle. As fake news atingem diversos públicos e segmentos, como por exemplo, o mercado de trabalho.


Relacionamos 4 situações onde o trabalhador ou concurseiro deve desconfiar quando recebe esse tipo de notícias: (1) Salários acima da média; (2) Notícias de vagas de emprego sem fontes confiáveis, como jornais de grande circulação; (3)  A notícia tem data? É recente mesmo? (4) Não confie em links compartilhados nas redes sociais. Vá à página oficial do site da empresa ou instituição que supostamente oferece a vaga de emprego.


Lembrando que criar e propagar notícias falsas sobre empregos é considerado crime de estelionato pelo Código Penal Brasileiro.



MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon