top of page

SG celebra mês de prevenção ao câncer de mama com programação intensa

Prefeitura e entidades da sociedade civil prepararam intensa programação na promoção do ‘Outubro Rosa’ contra o câncer de mama

Unidas pela Vida atuam no Espaço Rosa/Foto: Munique Menezes
Unidas pela Vida atuam no Espaço Rosa/Foto: Munique Menezes

O câncer de mama é uma doença agressiva que possui alto índice de letalidade preferencialmente entre mulheres que ignoram os sintomas em seu início, por desconhecimento da realização do autoexame ou por negligência.


De acordo com o site institucional outubrorosa.org.br, “o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades”.


E é dentro desse espírito que a cidade de São Gonçalo se mobiliza com o objetivo de conscientizar a população para a importância da prevenção da doença que, se descoberta no início, tem mais de 90% de chances de cura.


A programação do Outubro Rosa começou oficialmente na terça (1) com a exposição de fotografias do grupo Unidas pela Vida, na sede da prefeitura.

- Essa exposição é para celebrar a vida e trazer ainda mais força a todas as mulheres que estão passando por esse momento em suas vidas - disse o prefeito José Luiz Nanci. Omunicípio possui um centro de apoio e acolhimento às mulheres com câncer de mama, o Espaço Rosa, no bairro Zé Garoto.


No domingo (6) ocorre a já tradicional caminhada Outubro Rosa através da Coordenação do Espaço Rosa, e terá concentração em frente ao INSS às 7h30, para dar início às 8h30 ao percurso de 700m até a Praça Luiz Palmier, no Rodo.


No mesmo dia ocorre na Lona Cultural Lídia Maria da Silva, no Jardim Catarina, a partir das 9h, o evento Gingando contra o câncer de mama, que vai oferecer orientações através de palestra e aulão com profissionais da área da saúde. E durante todo o mês, a Secretaria de Saúde realiza o mutirão da mamografia, com até 100 exames por dia.


Os pacientes devem agendar os exames nos shoppings da cidade: São Gonçalo Shopping, Partage Shopping e Pátio Alcântara, das 10h às 17h de segunda a sexta-feira e, a partir de segunda (7/10), no Espaço Rosa.


Mulheres de fibra unidas pela vida

A exposição Unidas Pela Vida, ensaio fotográfico sob as lentes de Munique Menezes, coordenado pela responsável do Espaço Rosa, Patrícia Silva, é realizado com mulheres de São Gonçalo que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama.

Foto: Munique Menezes
Foto: Munique Menezes

Cerca de 80 pacientes participaram do ensaio que busca ressignificar positivamente o processo de tratamento o grande impacto na forma como a mulher se sente a respeito de si mesma. Autoestima da mulher é o que se busca e é entregue.


Veja as fotos que fazem parte da exposição aqui.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page