top of page

SMS-Rio alerta para o aumento de doenças respiratórias em crianças no inverno

A chegada do inverno alerta para a importância de manter o calendário vacinal atualizado


Foto: Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio
Foto: Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

Com o início da estação mais fria do ano, os casos de doenças respiratórias aumentam consideravelmente devido ao clima seco e frio, que favorece as infecções em crianças, tais como gripe, bronquiolite e pneumonia.


No mesmo dia do início do inverno (21/6), é celebrado também o Dia Nacional de Controle da Asma, reforçando ainda mais os cuidados com infecções respiratórias comuns nesta época do ano. Para auxiliar no tratamento dessas doenças, as unidades de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) realizam os primeiros cuidados no atendimento aos casos, com acompanhamento da evolução do quadro.




Nos meses mais frios, as pessoas buscam ambientes fechados e menos ventilados, o que favorece a transmissão do vírus. Para prevenir essas infecções, é recomendado que as crianças evitem contato com pessoas resfriadas e locais com grandes aglomerações. Para as mamães lactantes, é importante o reforço no aleitamento materno da criança, seguindo uma alimentação saudável compatível com a idade. Como rotina, manter o acompanhamento pediátrico na unidade básica de saúde de referência, a partir da primeira semana de vida da criança, é fundamental.


A chegada do inverno também alerta para a importância de manter o calendário vacinal dos pequenos atualizado para prevenir síndromes respiratórias. A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de 5 a 11 anos em todas as 236 unidades de Atenção Primária do município, além da vacinação contra a gripe, para crianças a partir de 6 meses de idade. As demais vacinas de rotina são ofertadas durante todo o ano, como as que protegem contra meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, entre outras.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page